Apesar dos temporais terem dado uma trégua na maior parte do Estado, ainda existe a possibilidade de chuvas isoladas nesta segunda-feira (11) em Belo Horizonte e região metropolitana, segundo alerta emitido pela Defesa Civil da capital mineira. 

Conforme o órgão, áreas de instabilidade em torno de 70 km se formaram, com deslocamento sudoeste para noroeste, e estão se aproximando de BH. Com isso, está prevista cerca de 20 mm de chuva, com raios e rajadas de vento em torno de 40 km/h. O alerta é válido até 23h desta segunda. 

A temperatura na cidade estava em torno de 22ºC nesta manhã e a umidade relativa do ar em 76%. 

Continua após a publicidade

Segundo o meteorologista Claudemir Félix, do Instituto Tempo Clima PUC Minas, a previsão de tempo nublado apenas com chuvas isoladas também se aplica a maior parte do Estado ao longo dessa semana. O cenário só muda nas regiões Norte, Noroeste e Jequitinhonha.

“Não temos a previsão de novas pancadas no restante do Estado. Em Belo Horizonte, a temperatura deverá ficar entre 19 e 27ºC e a umidade relativa do ar em torno de 60% nos próximos dias”, lembra Félix. 

Chuvas fortes esperadas

Enquanto parte da população espera por um alívio após semanas de chuvas constantes, os moradores de algumas regiões tradicionalmente conhecidas pela seca podem se preparar para chuvas fortes, segundo o Instituto Tempo Clima PUC Minas.

Claudemir Félix explica que há previsão de temporais nas regiões Norte, Noroeste e no Vale do Jequitinhonha. “A população pode se preparar, pois a previsão é de chuvas fortes, causadas por áreas de instabilidade que são muito comuns nesta época do ano”, explica o especialista. 


Comments are closed.