Uma idosa de 94 anos ficou gravemente ferida após a explosão de botijão de gás em sua casa, no bairro Praia, em Contagem, na região metropolitana da capital, na tarde desta terça-feira (15). De acordo com o Corpo de Bombeiros, a mulher teve queimaduras nos braços e pernas.

“Não se sabe se a vitima estava mexendo no fogão ou o rompimento foi por indevido uso do botijão, pelo danos causados há de se notar grande pressão externa ou calor, para romper as duas válvulas, que são para esta finalidade mesmo, romper pra não explodir”, informou o Corpo de Bombeiros

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) presta os primeiros socorros a vítima. Além de ferir a idosa, a explosão derrubou a laje da casa e comprometeu parte da cozinha. Quatro viaturas do Corpo de Bombeiros atenderam a ocorrência.

Continua após a publicidade

A Defesa Civil de Contagem foi acionada para a casa e vai avaliar se será preciso interditar o imóvel, que ficou bastante destruído.

Leia o alerta dos Bombeiros em relação aos cuidados com botijão de gás:

Todos os cilindros tem prazo cada dez anos de uso o botijão deve ser testado para verificar seu estado de conservação e se está apto para continuar no mercado por mais uma década. O prazo da mangueira de validade  é de 5 anos e com comprimentos de 80cm, 1 m e 1,20m.

Uma mangueira vencida pode apresentar problemas como o acúmulo de sujeira ou ficar ressecada, provocando o vazamento do gás no encaixe do fogão ou do botijão de gás . Não é recomendável passar a mangueira de gás por trás do fogão. O calor do fogão pode danificar a mangueira de gás e causar vazamentos.   Não deite ou role o botijão de gás, mesmo se ele estiver vazio. Pode haver impurezas, entupir o regulador e a mangueira, além de poder provocar outros acidentes.   As mangueiras podem ser de borracha, aço ou PVC e o comprimento máximo não pode passar de 1,25m.  

É melhor deixar o botijão de gás em locais arejados. Evite guardá-los dentro de armários ou outros locais fechados.  Sempre que trocar o gás, esfregue a bucha de cozinha com espuma para detectar possíveis vazamentos. 
 

Atente-se ao prazo de validade da mangueira de gás e do regulador de pressão, que normalmente é de 5 anos.  Se você não sabe onde encontrar o prazo de validade, ele está impresso numa tarja amarela, com o código de segurança NBR-8613.


Comments are closed.