Os usuários do aplicativo de caronas Uber estão sofrendo com preços altos e demora na chegada dos carros nos últimos dias em Belo Horizonte. O problema se estende há vários pontos da cidade e ocorre em vários horários. A empresa explicou que no mês de dezembro a demanda pelos carros é maior por causa das festas de confraternização e compras para o Natal, com isso o preço aumenta automaticamente e os carros demoram mais.

“Neste últimos dias muitas das vezes que peço carro vem escrito preços mais alto que o normal. As vezes o preço costuma ficar o dobro do que realmente costumo gastar para chegar nos lugares e está acontecendo tanto pela manhã quanto a tarde”, contou a arquiteta Daniele Mendes, de 24 anos. A reportagem de O TEMPO testou o aplicativo  e constatou o problema.

Quando há escassez de veículos o preço aumenta e o usuário recebe a informação de que a tarifa está mais alta que o normal e tem a opção de aceitar ou não a corrida. Além disso, como há menos carros, eles demoram mais para chegar.  “As vezes os motoristas estão bem distantes, demoram até 20 minutos para chegar e fica trocando de motorista, não sei se porque eles cancelam ou se porque o aplicativo procura um motorista mais próximo. Isso acaba trazendo muita insegurança”, considera Naiara Santos, 32.

Continua após a publicidade

O que diz a Uber

A Uber explicou que o problema se deve ao pico na demanda de viagens nessa época do ano por causa das festividades de dezembro.  “Observamos que cada vez mais as pessoas percebem a Uber como uma alternativa acessível, confiável e segura para se movimentar pela cidade.  Esse grande aumento pode impactar tanto o tempo de chegada de um Uber, quanto os valores das viagens, ativando o preço dinâmico”, informou a assessoria de imprensa do aplicativo.

No texto, a empresa também explicou a necessidade do preço mais alto.  “O preço dinâmico é aplicado quando a demanda por viagens aumenta, para incentivar que mais motoristas se conectem ao aplicativo e assim os usuários tenham um carro sempre que precisar. Quando a oferta sobe, os preços voltam ao normal. O mecanismo do preço dinâmico ajuda a equilibrar a oferta e a demanda, pois incentiva os motoristas a estarem disponíveis, por exemplo, após o fechamento de bares no sábado à noite ou durante uma tarde chuvosa. Assim, nossos usuários podem confiar que não ficarão na mão”.


 


Comments are closed.