A estação mais quente e chuvosa do ano, o Verão, começa nesta quinta-feira (21) às 14h28. Neste ano, de acordo com a Companhia de Energia de Minas (Cemig), o clima estará sobre a influência do fenômeno La Ninã que fará com a que as temperaturas fiquem abaixo da média em algumas regiões de Minas Gerais.

Nas regiões Central, incluindo Belo Horizonte e região metropolitana, Leste e Zona da Mata, os termômetros vão registrar temperaturas abaixo do previsto. Já nas demais regiões mineiras, as temperaturas vão ficar na média. O verão vai até o dia 20 de março e o mês mais quente deve ser janeiro. A máxima prevista para o período é de 33ºC no Nordeste e a mínima de 27ºC na Zona da Mata.

Ao longo do verão também há previsão de chuvas que devem superar a média histórica para a Zona da Mata, Leste e Sul de Minas, principalmente em fevereiro e março. No Norte de Minas, a chuva vai ficar abaixo da média. Nas outras regiões, as chuvas vão ficar dentro do normal. Fevereiro deve ser o mês mais chuvoso do período.

Continua após a publicidade

Já para os primeiros dias do verão, entre esta quinta-feira (21) até a próxima segunda-feira (25), a previsão é de tempo quente com possibilidade de pancadas de chuva a tarde em Belo Horizonte e região metropolitana.  De acordo com o meteorologista Heriberto dos Anjos, do TempoClima Puc Minas, as temperaturas devem variar entre 17ºC e 32ºC e a umidade relativa do ar deve ficar em torno de 40%.

“O calor aumenta a possibilidade de pancadas de chuvas para os próximos dias”, explica Heriberto dos Anjos. Para os principais destinos dos mineiros, o litoral também há previsão de chuva, principalmente no Rio de Janeiro e São Paulo.  Para quem vai para o Espírito Santo e Bahia as chances de chuvas são menores, com predomínio de sol nestas cidades.

No interior de Minas as regiões Oeste, Triângulo Mineiro, Sul e Zona da Mata tem mais possibilidade de chuva para os próximos dias por causa de uma área de instabilidade vinda de São Paulo.  Na região Central de Minas, possibilidade de pancadas de chuva durante a tarde.  Já nas demais regiões sem previsão de chuva.


Comments are closed.