Passada as festas, é hora de se organizar as contas a pagar. A guia do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) de Belo Horizonte estará disponível a partir de amanhã no site da prefeitura: www.pbh.gov.br/iptu2018. 

As guias vão chegar também na casa dos contribuintes, mas só começam a ser distribuídas pelos Correios na quinta-feira (4). Por isso, a prefeitura disponibiliza a conta pela internet para quem quiser se antecipar. Este ano, o pagamento à vista tem desconto de 5% – até o ano passado, o benefício era de 7% para pagamento antecipado. 

O município chegou a divulgar no fim de dezembro que as guias poderiam ser emitidas no site a partir de 1º de janeiro. Nesta segunda, no entanto, o serviço não estava disponível. A assessoria de imprensa da prefeitura informou que houve atraso por problema técnico no sistema e que até amanhã a falha já teria sido resolvida.

Continua após a publicidade

Para ter o desconto de 5%, o contribuinte precisa pagar duas ou mais parcelas até  22 de janeiro. O IPTU 2018 em Belo Horizonte teve reajuste de 2,94%, o que equivale ao acumulado de 12 meses do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo Especial (IPCA-E) divulgado em dezembro pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em 2017, o aumento foi maior, de 6,58%.

O diretor de Lançamentos e Desonerações Tributárias, Érvio de Almeida, argumenta que o desconto em 2018 será proporcionalmente maior que nos anos anteriores, quando se leva em conta o total do reajuste no valor do IPTU.

As dúvidas dos contribuintes podem ser resolvidas no BH Resolve ou nas regionais Barreiro e Venda Nova, de amanhã a 1º de fevereiro de 2018. O contribuinte que desejar também poderá agendar o atendimento no site da prefeitura. O canal também traz disponível a segunda vida do imposto para quem ficou devendo em 2017. 


Comments are closed.