Início Notí­cias Capinópolis Fé e emoção durante a comemoração aos 50 anos da “Folia de...

Fé e emoção durante a comemoração aos 50 anos da “Folia de Reis e Capinópolis”

Publicada em:

Fé, emoção, tradição e cultura marcaram os cinquenta anos da “Folia de Reis de Capinópolis”.

O evento foi realizado no último sábado (13) de janeiro no Parque de Exposições João de Freitas Barbosa e foi acompanhado por uma multidão de pessoas – uns pelo ‘arrasta’ pé e outros pela fé e devoção.

Continua após a publicidade

Dona Divina Aparecida de Jesus acompanha a folia de Reis há 15 anos e o marido, sr. Geraldo Leandro, há 21 anos. Segundo dona Divina, além da tradição familiar de acompanhar a folia, dois milagres atribuídos aos Três Reis Magos, reforçam sua fé.

Neste ano, a folia de Reis foi realizada pelos festeiros Renato Marcelino, Valmir Crescêncio e Adriano Ribeiro. Segundo Renato, a Folia de Reis tem laços culturais e religiosos e deve ser preservada. “A Folia de Reis faz parte da nossa cultura religiosa popular e nós recebemos a folia de Reis em nossas casas por que nós temos muita fé e devoção aos três Reis. Também precisamos valorizar nossa cultura popular e preservar nossos laços culturais”, disse o festeiro.

Todo o Trajeto foi acompanhado pela “Folia de Reis de Capinópolis”, sob comando do capitão Jorge Filho. A folia é um bem intangível inventariado como patrimônio histórico de Capinópolis.

Muita emoção no momento da chegada da imagem de Nossa Senhora Aparecida, que ficou ao lado do presépio.

Os foliões receberam das mãos do prefeito de Capinópolis, Cleidimar Zanotto, um certificado em comemoração aos 50 anos da folia de Reis. A Secretaria de Educação e Cultura deu todo o suporte ao evento.

Após a cerimônia de coroação dos novos festeiros, que realizarão a festa em 2019, um grande ‘arrasta pé’ foi realizado ao som de muito forró.

A Folia de Reis ou Festa de Santos Reis é uma manifestação cultural religiosa festiva e classificada, no Brasil, como folclore. É praticada pelos adeptos e simpatizantes do catolicismo, no intuito de rememorar a atitude dos Três Reis Magos.

VEJA ALGUNS MOMENTOS DO EVENTO


Comments are closed.