Está programado para o próximo dia 25, na Câmara Municipal de Ituiutaba, às 16h, a apresentação de resultados obtidos através do Projeto Renda Solidária, e ainda como forma de reconhecimento e apoio aos participantes acontecerá a cerimônia de entrega de certificados. Está ação é comemorativa e integra a Campanha do “Janeiro Branco”.

O Projeto Renda Solidária teve início em maio de 2017, para marcar o Dia de Luta Antimanicomial. A iniciativa é assinada pela Cooperativa de Reciclagem de Ituiutaba – COPERCICLA e o Centro de Apoio Psicossocial – CAPS Tio Doc, que atente os usuários do serviço de saúde mental do município de Ituiutaba. O Projeto Renda Solidaria é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde, o CAPS Tio Doc e a Cooperativa de Reciclagem de Ituiutaba.

O projeto foi um dos contemplados da chamada para seleção de projetos de reabilitação psicossocial e fortalecimento do protagonismo de usuários e familiares, trabalho, cultura e inclusão social da Rede de Atenção Psicossocial – RAPS (2015), onde apresentou uma proposta inédita e inovadora de empreendedorismo social por meio do fortalecimento de experiências de geração de trabalho e renda/economia aolidária e cooperativismo social, que ficou em 1º lugar, recebendo o prêmio de 50 mil reais para o desenvolvimento das atividades.

Continua após a publicidade

Durante o ano de 2017, o projeto desenvolveu oficinas de geração de trabalho e renda para os usuários do CAPS, que fizeram um trabalho de desinstitucionalização, percorrendo várias instituições entre elas: IFTM, UFU, Fundação Cultural, UAITEC, Fundação Hemominas, CRAS Alvorada, SEBRAE, SENAR, Biblioteca Municipal, CEMAP, APAE, Lar do Idoso Padre Lino, entre outros, onde realizaram oficinas terapêuticas e de formação profissional, com base nos princípios da economia solidária.

O “Janeiro Branco” é uma campanha nacional que merece muita atenção. Seu objetivo é mobilizar a sociedade em favor da saúde mental, mudando a compreensão cercada de tabus sobre o tema e promovendo mais possibilidade de acesso a informações e serviços de saúde mental a todos os indivíduos e a sociedade como um todo.


Comments are closed.