A vacinação para a febre amarela será reforçada neste fim de semana, segundo a prefeitura de Belo Horizonte. Os 152 centros de saúde vão funcionar de 8h às 17h neste sábado (20) para a vacinação.

“O objetivo é facilitar o acesso das pessoas que encontram dificuldade em procurar as unidades durante a semana. Atualmente, a capital está com 86% da população imunizada. A meta é atingir 95%. Para receber a dose o usuário deve apresentar um documento de identificação e, caso tenha, o cartão de vacinação”, informou a prefeitura.

A imunização vale para toda vida, ou seja, quem já vacinou uma vez, não precisa vacinar de novo. “ A vacina será aplicada para pessoas acima dos 9 meses e que ainda não tenham recebido nenhuma dose. Na situação atual, com circulação comprovada do vírus da febre amarela na Região Metropolitana de Belo Horizonte e casos confirmados da doença em pessoas residentes de Belo Horizonte a vacinação também será aplicada em pessoas acima de 60 anos, gestantes e lactantes”, informou a Secretaria Municipal de Saúde.

Continua após a publicidade

A vacina é contraindicada nesses casos:

– Crianças menores de 9 meses de vida
– Pessoas com alergia grave ao ovo ou outro componente da vacina
– Portadores de imunosupressão grave
– Pessoas em uso de corticóide em doses elevadas
– Portadores de doenças: lúpus, artrite reumatoide, doenças de Addison e do Timo (miastenia gravis, timona).

Não houve alteração na vacina aplicada nas unidades de saúde de Belo Horizonte. No SUS-BH é usada a dose padrão em que a dose única que garante proteção para a vida toda.


Comments are closed.