Os cerca de 9,5 mil vendedores ambulantes que se cadastraram para trabalhar no carnaval de Belo Horizonte já podem retirar suas credenciais. O atendimento começou nesta segunda-feira (22) e vai até a próxima quarta-feira das 9h às 18h no antigo Largo da Saideira, na avenida Cristiano Machado. As credenciais estão sendo distribuídas em ordem alfabética. Centenas de vendedores já procuraram o local para retirar o documento. Pela manhã, a fila chegou a dar a volta em um quarteirão e dezenas de ambulantes chegaram ao local por volta das 5h.

Segundo a prefeitura de Belo Horizonte, as credenciais só podem ser utilizadas no período da programação de carnaval da capital, que vai do dia 27 de janeiro ao dia 18 de fevereiro. Além da retirada do documento, os ambulantes também recebem instruções que vão desde o posicionamento no trajeto dos blocos, para não obstruir a passagem, até a utilização de recipientes recomendados. Bebidas engarrafadas, por exemplo, são proibidas. Os ambulantes também assistirão palestras de recomendação contra o trabalho infantil, contra a comercialização para menores de 18 anos e contra o abuso sexual.

Os ambulantes são autorizados a vender bebidas alcoólicas ou não e adereços de carnaval tanto no pré-carnaval como nas concentrações e desfiles. Embora a Ambev tenha um espaço durante as palestras realizadas na entrega das credenciais para ofertar seus produtos, os vendedores podem comercializar qualquer marca de bebida. Eles precisam utilizar a credencial em local visível e portar algum documento de identificação com foto. Valem a carteira de identidade, de motorista, trabalho ou até passaporte.

Continua após a publicidade

Segundo o presidente da Belotur, Aluizer Malab, o ambulante que estiver sem a credencial pode perder o direito à comercialização. A permissão é pessoal e intransferível e haverá fiscalização durante a folia. “Fizemos um amplo trabalho de habilitação desse credenciamento, divulgamos bastante. Essa atividade não é regulamentada, ela está autorizada a trabalhar durante o período do carnaval. Nós vamos privilegiar aqueles que estão habilitados”, afirmou.

A retirada das credenciais está dividida em grupos em ordem alfabética. Nesta segunda-feira é de A até F, na terça-feira de G até M e na quarta-feira de N até Z. O Largo da Saideira, onde as credenciais estão sendo distribuídas, fica na avenida Cristiano Machado, no número 3.450.


Comments are closed.