Continua nesta semana o plantio de mudas nas propriedades atendidas pelo Programa Buriti, do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae). A partir desta segunda-feira (22), é a vez da fazenda Forquilha, às margens do ribeirão Bom Jardim, receber cerca de 8 mil espécies nativas do cerrado. Nesta etapa, já foram plantadas mais de 23 mil mudas e, até o final do período chuvoso, deve chegar a 65 mil árvores em 13 localidades.

 

“A área já havia sido cercada e agora vamos fazer a recomposição vegetal e com isso continuar garantindo a qualidade da água para o produtor e também para o nosso sistema de captação”, disse o coordenador de projetos do Programa Buriti, Masterson Ferreira da Silva.

Continua após a publicidade

 

Outra propriedade já atendida nesta etapa é a fazenda Bonanza, localizada na bacia do ribeirão Bom Jardim, a 35 km de Uberlândia. Foram cerca de 13 mil mudas plantadas e 12 km de cercamento da área de proteção. Na fazenda foi finalizada a primeira das três fases de plantio previstas para ser concluídas até 2019.

 

Balanço

 

Em 2017 o Projeto Buriti realizou a recuperação de 15 km de estradas, construiu cerca de 50 barraginhas, cercou mais de 500 hectares de áreas de proteção e incluiu 20 novos proprietários rurais no programa. O investimento total foi de cerca de R$ 1,2 milhão – valor previsto em orçamento, destinado exclusivamente para a proteção do meio ambiente.

 

Programa

 

O trabalho de recuperação das nascentes é feito totalmente sem custo para os produtores rurais que aderirem ao programa. O Dmae oferece gratuitamente o cercamento de áreas, a readequação de estradas, o plantio de mudas, entre outros benefícios. Até 2017, o programa atendia apenas os produtores das bacias do rio Uberabinha e do ribeirão Bom Jardim. A partir de 2018, as propriedades localizadas na bacia do rio Araguari também serão contempladas.

 

A excelência do programa resultou na participação no prêmio da Agência Nacional de Águas (ANA) cujo tema era “Ideias que o mundo precisa conhecer”. A certificação da contribuição foi entregue ao Dmae na semana passada.

 

Para saber mais detalhes sobre o Programa Buriti ou se cadastrar como produtor, basta entrar em contato pelo email [email protected]gmail.com ou pelo telefone 3233-2564.


Comments are closed.