Acreditando que a hanseníase é possível de ser vencida através do enfrentamento, profissionais da Unidade Mista de Saúde I, órgão da Secretaria de Saúde de Ituiutaba planejaram e estão desenvolvendo a capacitação e realizando algumas ações, marcando assim as comemorações em relação ao “Janeiro Roxo”. A data é dedicada ao Dia internacional de Luta contra a Hanseníase. O tema da campanha nacional de 2018, escolhido pela Sociedade Brasileira de Hansenologia – SBH é “Todos contra a Hanseníase”.

Foto: Ascom Ituiutaba

No último dia 20, ocorreu no calçadão, no Centro de Ituiutaba, orientações à população quanto aos sintomas e tratamento da hanseníase. Durante os dias 22 e 23, uma equipe de multiprofissionais como enfermeira, fisioterapeuta, técnico de enfermagem, coordenadora e assistente social participaram em Uberlândia, do I Seminário Regional sobre Hanseníase.

Nos próximos dia 28 e 30, na Praça Cônego Ângelo, no Centro, estão previstas ações de orientação e triagem de casos suspeitos, com a presença do ônibus da Saúde.

Continua após a publicidade

Durante este evento, foram passadas as novas perspectivas para a prevenção e tratamentos adequados da doença, realidade e desafios.  O evento tem como objetivo congregar e promover o diálogo, debater, trocar informações e experiências entre os gestores e os profissionais que atuam com as diretrizes para vigilância, Atenção e eliminação da Hanseníase como problema de saúde pública. Realização Secretaria Municipal de saúde e Centro de Referência Nacional em Dermatologia Sanitária e Hanseníase do Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia.




Comments are closed.