Secretaria de Saúde de Ituiutaba promove ações para o enfrentamento a hanseníase

Acreditando que a hanseníase é possível de ser vencida através do enfrentamento, profissionais da Unidade Mista de Saúde I, órgão da Secretaria de Saúde de Ituiutaba planejaram e estão desenvolvendo a capacitação e realizando algumas ações, marcando assim as comemorações em relação ao “Janeiro Roxo”. A data é dedicada ao Dia internacional de Luta contra a Hanseníase. O tema da campanha nacional de 2018, escolhido pela Sociedade Brasileira de Hansenologia – SBH é “Todos contra a Hanseníase”.

Foto: Ascom Ituiutaba

No último dia 20, ocorreu no calçadão, no Centro de Ituiutaba, orientações à população quanto aos sintomas e tratamento da hanseníase. Durante os dias 22 e 23, uma equipe de multiprofissionais como enfermeira, fisioterapeuta, técnico de enfermagem, coordenadora e assistente social participaram em Uberlândia, do I Seminário Regional sobre Hanseníase.

Nos próximos dia 28 e 30, na Praça Cônego Ângelo, no Centro, estão previstas ações de orientação e triagem de casos suspeitos, com a presença do ônibus da Saúde.

Durante este evento, foram passadas as novas perspectivas para a prevenção e tratamentos adequados da doença, realidade e desafios.  O evento tem como objetivo congregar e promover o diálogo, debater, trocar informações e experiências entre os gestores e os profissionais que atuam com as diretrizes para vigilância, Atenção e eliminação da Hanseníase como problema de saúde pública. Realização Secretaria Municipal de saúde e Centro de Referência Nacional em Dermatologia Sanitária e Hanseníase do Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia.



Intervenção militar seria enorme retrocesso, diz comandante do Exército

CRAS Natal inova com curso sobre Saúde na Terceira Idade de Ituiutaba