Mais uma vez o descarte incorreto de lixo causa problemas na rede pluvial e de esgoto. Nesta sexta-feira (26), a equipe de drenagem pluvial do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) está realizando o serviço de desobstrução na avenida dos Pássaros, no bairro Jardim das Palmeiras, devido ao acúmulo de resíduos na rede. Será necessário substituir 15 metros de manilhas. Para execução do serviço, o trânsito está interditado no sentido centro-bairro. Outra equipe realiza serviço na rede de esgoto do bairro Prosperidade, zona leste.

 

Apesar da mobilização da autarquia para reparar os danos neste local, um trecho da manilha foi rompido pelo excesso de lixo e não pôde ser recuperada e, com isso, será necessária fazer a substituição da rede e reconstrução da boca de lobo. O serviço deve ser concluído na próxima semana com o reaterro e recuperação asfáltica da via.

Continua após a publicidade

 

Rede de esgoto

 

A tubulação de esgoto é também afetada pelo descarte incorreto de lixo. Outra equipe do Dmae, está, nesta sexta-feira (26) no bairro Prosperidade, realizando a desobstrução e troca de aproximadamente 20 metros de manilha que estão entupidos.

 

Impactos

 

Os problemas causados pelo descarte irregular do lixo comprometem a qualidade e a eficiência das redes do Dmae. Paulo Euclides Ochiucci, diretor de drenagem pluvial da autarquia, esclarece que, no período chuvoso, estas ocorrências são mais frequentes, já que grandes volumes de lixo são deslocados para a rede. “O descarte incorreto de lixo não só compromete a fluidez da água das chuvas, como pode causar o entupimento das redes pluvial e de esgoto, trazendo transtornos à população, como refluxos e alagamentos”, explica o diretor. A orientação do Dmae é não descartar lixo em terrenos baldios, pias, ralos e vasos sanitários e colocar na rua apenas nos dias e horário da coleta e em locais corretos.

 

O entupimento da rede pluvial pode provocar alagamentos em dias de chuva e refluxo nas redes de esgoto. Sempre que o morador detectar qualquer situação de anormalidade pode comunicar imediatamente o Dmae por meio do telefone 115 para providenciar os reparos.

 

Programa Mutirão Cidade Limpa

 

Como reforço a esse apelo em prol do descarte correto de lixo, a Prefeitura inicia o Programa Mutirão Cidade Limpa, a partir desta segunda-feira (29), em cinco bairros da zona leste. O programa reúne as secretarias municipais de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbanístico, Saúde, Obras, Trânsito e Transporte, além do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae), em prol de uma Uberlândia melhor, mais limpa e organizada.

O programa vai percorrer toda a cidade realizando serviços de capina e roçagem de canteiros centrais, além da limpeza de terrenos, lotes e bueiros, bem como a desobstrução de redes pluvial e de esgoto. Cata-treco passará recolhendo materiais que não têm mais utilidades aos moradores, mas que podem servir de criadouros para o mosquito Aedes aegypti.

Os pneus também entrarão nas ações do Mutirão Cidade Limpa. Haverá recolhimento destes objetos, além de orientações dos agentes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) sobre a maneira correta de destinação. Atualmente, o Programa de Controle de Zoonoses percorre semanalmente as 552 borracharias cadastradas fazendo o recolhimento. Só no ano passado, foram coletados 252.591 pneus.


Comments are closed.