A população da região metropolitana de Belo Horizonte devem ficar em alerta na tarde desta terça-feira (30) para a possibilidade de temporais acompanhados de raios e ventos de cerca de 50 km/h. A Defesa Civil da capital mineira emitiu um alerta para avisar a população dos riscos. 

Conforme o anúncio do órgão, a previsão é de 30 a 50 mm de chuva. O alerta é válido até as 8h de quarta-feira (31). Conforme antecipado por O TEMPO, o céu amanheceu com muitas nuvens, e uma chuva fraca já marcou presença na grande BH desde o início da manhã. 

Conforme o Instituto Tempo Clima PUC Minas, o sol não deve aparecer ao longo do dia e, consequentemente, as temperaturas devem ficar mais amenas ao longo do dia. Na capital, os termômetros devem variar entre 20ºC e 27ºC, com umidade do ar com índice mínimo, à tarde, de 60%.

Continua após a publicidade

Nas cidades vizinhas, a temperatura mínima registrada foi de 18ºC, em Brumadinho, e a máxima pode chegar a 28ºC. No interior de Minas Gerais, são esperadas chuvas em todas as regiões, com destaques para as cidades do Sul, Triângulo, Noroeste, Oeste, Campo das Vertentes e Zona da Mata, onde a precipitação pode ser mais forte, com trovoadas.

O calor permanece apenas nos municípios mineiros que fazem divisa com o Sul da Bahia. A temperatura mínima no Estado foi de 16ºC e a máxima deve chegar a 33ºC.

 

Chuva acumulada

A Defesa Civil de BH divulgou os acumulados de chuva nos 30 primeiros dias de 2018. A regional Leste foi a mais atingida pelas precipitações, com 195,4 mm, o que corresponde a 66% do esperado para todo o mês na região. A médica histórica para janeiro é de 296,3 mm. 

Em seguida aparecem as regionais Nordeste (174 mm), Noroeste (172 mm), Venda Nova (169,3 mm) e Centro-Sul (165 mm). A regional que teve menos chuva foi a Norte, com 98,8 mm, o que corresponde a 33% do esperado para o mês de janeiro. 


Comments are closed.