Desejado pelo técnico Pep Guardiola, Aymeric Laporte motivou o desembolso do valor estipulado Fonte: AFP/Nicolas Tucat

O Manchester City anunciou oficialmente nesta terça-feira a contratação do zagueiro Aymeric Laporte, que deixou o Athletic Bilbao depois de o clube inglês pagar a alta multa de rescisão contratual do jogador de 23 anos ao time espanhol. Desejado pelo técnico Pep Guardiola, ele motivou o desembolso do valor estipulado em 65 milhões de euros (aproximadamente R$ 254 milhões).

A quantia tornou o jovem o segundo defensor mais caro da história do futebol, sendo que isso leva em conta também transações envolvendo laterais. Para o setor defensivo, essa contratação de Laporte só é superada pela que fez o zagueiro holandês Virgil van Dijk trocar o Southampton pelo Liverpool em um negócio de 75 milhões de libras (cerca de R$ 330 milhões), no começo deste mês.

Na última segunda-feira, o Athletic Bilbao já havia confirmado o pagamento da multa de 65 milhões de euros e a consequente saída do francês do time basco. Por isso, restava apenas a assinatura do contrato com o City, que ocorreu nesta terça, para que ele fosse oficializado como reforço.

CCAA Capinópolis

Anteriormente, Laporte já esteve próximo de ser contratado pelo City no verão europeu de 2016, quando Guardiola assumiu o comando do time inglês, mas a contratação desejada pelo espanhol não se concretizou naquela ocasião. Dezoito meses depois, ele chegou ao clube de Manchester como sexta contratação da equipe para esta temporada 2017/2018 e assinou acordo para defendê-la até 2023.

Laporte estreou pelo time profissional do Athletic Bilbao em 2012, então lançado por Marcelo Bielsa, argentino reverenciado por Guardiola como treinador. E logo se firmou como um dos mais promissores jogadores da liga espanhola. Agora, ele comemorou a sua chegada ao City.

“Estou muito feliz por estar aqui. O City é um clube com muitas ambições e é um dos melhores times da Europa. Estou ansioso para trabalhar com Pep Guardiola e tentar ajudar o clube a alcançar sucesso”, ressaltou o defensor, descrito nesta terça-feira pelo site oficial do seu novo time como um jogador “reconhecido por sua calma, força e habilidade no passe”.

Ao total, Laporte disputou 222 partidas pelo Athletic Bilbao e marcou dez gols, tendo se sagrado campeão da Supercopa da Espanha pelo time em 2015. Ele também defendeu as seleções de base da França entre 2011 e 2016.

Superesportes

Alexandre Santos Gomes advogado em Capinópolis
Ouça o podcast do Tudo Em Dia:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui