Detran-MG começa a oferecer a Carteira Nacional de Habilitação digital

O Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG) lançou, no último dia 31 de janeiro, a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) digital. O uso do novo documento é opcional e ele pode ser acessado por meio de um aplicativo de smartphones.

Em entrevista para a imprensa, a delegada Márcia Pussoli, coordenadora do setor de habilitação de Uberlândia, disse que a grande vantagem da versão digital é que ela pode ser apresentada mesmo se o documento tradicional for roubado ou furtado. E explicou o que os interessados devem fazer para adquirir a nova CNH.

“A gente recomenda às pessoas que queiram a CNH digital que façam, mas antes de se fazer, tem que procurar o setor de habilitação, por que tem que fazer a atualização do cadastro”, disse.

O uso da CNH digital é opcional e não terá nenhum custo adicional para o motorista que desejar utilizá-la. No entanto, a delegada recomenda cuidados para quem decidir fazer uso apenas dessa versão.

“Quem optar por apresentar só a CNH digital na fiscalização, tomar muito cuidado, por que se ele (o motorista) perder o aparelho celular ou o aparelho não tiver bateria, ele vai ser multado, vai ter o veículo retido e vai (acumular) pontos na carteira”, explicou Márcia.

Já quem optar por continuar usando a CNH tradicional não precisa se preocupar, pois o documento continuará valendo normalmente.

A obrigatoriedade dos estados emitirem a CNH digital para a população em todo o Brasil deveria ter acontecido na última quinta-feira, dia 1º. No entanto, como menos da metade das federações do país estavam oferecendo o serviço, o Ministério das Cidades e o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) estenderam o prazo para o dia 1º de julho.

Informações: Anderson Magrão

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Jornal espanhol coloca Luis Enrique ‘a um passo’ de assumir o comando do Chelsea

Rio Doce deve transbordar nesta quarta (7); cidades estão em alerta