Rio Doce deve transbordar nesta quarta (7); cidades estão em alerta

Moradores das regiões próximas ao Rio Doce estão em estado de atenção, já que ele deve entrar em estado de inundação durante a madrugada desta quarta-feira (7). O Serviço Geológico do Brasil (CPRM) divulgou a informação na tarde desta terça-feira (6), através de boletim do Sistema de Alerta Hidrológico da Bacia do rio Doce (SAH Rio Doce).

A situação mais crítica é na cidade de Governador Valadares, onde a Prefeitura emitiu alertas para a população e usou também carros de som para dar o aviso. Na cidade há cerca de 400 famílias ilhadas no Distrito de Córregos do Bernado. A principal estrada que dá acesso a comunidade está interditada após alagamento.

“Nos últimos quatro dias, ocorreu em vários municípios acumulado de volume de chuva de mais 200 mm. Em Governador Valadares, a cota de alerta do rio é de 3,2 metros e de inundação 3,6 metros. A situação hoje às 14h é de 2,97 metros”, informou o Serviço Geológico do Brasil.

Segundo o engenheiro Hidrólogo do Serviço Geológico do Brasil.. Artur Matos, responsável pelo SAH Rio Doce, as previsões dos níveis dos rios monitorados indicam quadro mais preocupante em Governador Valadares, por causa da chuva intensa nos últimos dias.

“Outros pontos exigem atenção. No município de Naque, o rio Doce está com tendência a subir nas próximas horas podendo atingir a cota de alerta nesta noite desta terça (6). Em Nova Era, o nível do rio está acima da cota de alerta, mas com tendência a permanecer estável nas próximas horas. Em Linhares, o rio está com tendência a subir podendo também chegar a cota de alerta”, alertou o serviço.
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Detran-MG começa a oferecer a Carteira Nacional de Habilitação digital

Não há registro confirmado de febre amarela urbana no Brasil, diz ministério