Rio Doce começa a transbordar e já atinge bairros ribeirinhos

A Prefeitura de Governador Valadares anunciou, na manhã desta quarta-feira (7), que o rio Doce provavelmente atingirá nesta tarde o nível de transbordamento. Algumas ruas mais baixas dos bairros ribeirinhos inclusive já começaram a ser atingidas pela água. 

Conforme o comunicado divulgado pelo município, o rio deverá atingir os 4,10 metros, segundo o Serviço Geológico do Brasil (CPRM), o que equivale a 2,60 metros na medição feita pela Saae, empresa de tratamento de água da cidade. A previsão é que este nível seja atingido por volta das 14h. 

O último boletim do CPRM aponta que, às 11h, o nível já estava em 3,89 metros, sendo que o nível de inundação em Valadares é de 3,60 metros. Com a previsão dos 4,10 metros na parte da tarde, a população deve ficar em alerta. 

“Algumas ruas mais baixas dos bairros ribeirinhos já começaram a receber água, seja de refluxo ou de transbordamento do rio, como é o caso do bairro São Tarcísio”, completa o comunicado, que é assinado pela Defesa Civil da cidade, pela Saae e pela Prefeitura. 

Por fim, o alerta afirma que as informações poderão sofrer alterações, já que o aumento do nível da água depende de fatores climáticos na cabeceira do rio Doce. 

“A Coordenadoria orienta a população a ficar atenta a novas informações por meio de boletins emitidos pela Prefeitura ou carro de som, em caso de alteração significativa. Se houver dúvidas ou necessidade real de transporte, ligue 199”, finaliza. 

Conheça o surfista mineiro que viralizou pegando onda no rio Doce

Veja dicas para aproveitar o Chama o Síndico nesta quarta