Rio Doce deve inundar mais cidades nas próximas horas desta quarta

O Rio Doce continua subindo e deve inundar mais cidades na noite desta quarta-feira (7). Mesmo que a chuva que atinge as cidades pode onde o rio passa esteja fraca o Serviço Geológico do Brasil (CPRM), avalia que há risco de novas inundações nas próximas horas, principalmente na cidade de Tumiritinga, no Rio Doce.

“O nível de alerta do rio Doce é 4,0m. Hoje, às 11h, já estava em 4,16, com previsão de subir em torno da cota 4,7 metros à noite, acima do nível de inundação que é de 4,5m” informou o serviço. Na madrugada desta quarta, o rio já inundou as cidades de Governador Valadares, no Rio Doce e Linhares no Espírito Santo.

Em Governador Valadares, o rio está em 3,89m, acima do nível de inundação de 3,60 e com tendência a subir podendo atingir 4,20 m às 18h. Em Linhares, o rio atingiu a cota de inundação e transbordou nesta terça (6) de madrugada e está nesta quarta (7) a 3,78. A tendência também é continuar subindo atingindo a cota de 4,2 metros às 22h desta quarta.

Segundo o engenheiro Hidrólogo da CPRM Artur Matos, responsável pelo SAH Rio Doce, as previsões dos níveis do rio Doce indicam que mesmo com a previsão de chuvas fracas, por causa das chuvas passadas o rio deve continuar subindo. “Estamos monitorando para prever se a cheia poderá atingir outro ponto da bacia”, explicou.

Em Nova Era, Antônio Dias, Coronel Fabriciano, Timóteo, Ipatinga e Naque tendência do rio é de queda. Em Colatina, o nível está com tendência de cair nas próximas horas, mas voltando a subir posteriormente. Os dados de monitoramento e de previsão são fornecidos pelas estações automáticas de monitoramento operadas pela CPRM, de responsabilidade da Agência Nacional das Águas (ANA).

Menina de sete anos morre em SP após imitar “desafio do desodorante”

Família pede ajuda para encontrar adolescente de 14 anos que desapareceu em Nova Ponte