Dados biométricos não serão exigidos nas eleições 2018 na comarca de Capinópolis; Saiba mais

(esq) Maria Aparecida Lira e a agente do cartório eleitoral Maristela Alves Ferreira Longo / Foto: Paulo Braga

CAPINÓPOLIS, MINAS GERAIS – O cadastramento biométrico está sendo realizado desde o ano passado em todo o Brasil e será utilizado nas eleições de 2018 em algumas cidades do país. No Triângulo Mineiro, o cadastramento obrigatório para as próximas eleições será exigido apenas para Uberlândia e Uberaba.

Na Comarca de Capinópolis, que engloba as cidades de Canápolis, Centralina e Cachoeira Dourada (MG), o cadastramento biométrico está sendo realizado, mas não será exigido para as próximas eleições, onde serão eleitos deputados estaduais, federais, governadores, senadores e o presidente da República.

Um posto de atendimento para atender as cidades de Canápolis e Centralina, foi instalado na cidade de Canápolis. O cadastramento biométrico para eleitores de Ipiaçu passou a ser de responsabilidade da Comarca de Ituiutaba.

O cadastramento biométrico é feito de forma rápida – uma foto do eleitor é feita na hora e as digitais de todos os dedos das mãos são colhidas. Os dados serão utilizado, futuramente, para um cadastro único do cidadão em todo o território nacional.

Ao Tudo Em Dia, a senhora Maria Aparecida Lira, 47, moradora de Capinópolis, disse que fazer o cadastramento biométrico antecipado é importante. “Fiz [o recadastramento] por que é importante manter os documentos em dia e evitar fila”, disse a eleitora.

Segundo Juliana Pereira, chefe do Cartório Eleitoral da Comarca de Capinópolis, o prazo estabelecido pela Justiça Eleitoral de 09 de Fevereiro de 2018 é para cidades maiores. “Muita gente acha que a biometria já é obrigatória em Capinópolis, Ipiaçu, Centralina e Canápolis, mas essa informação não é verdadeira. A biometria aqui ainda não é obrigatória, mas quem quiser ser identificado por meio de seus dados biométricos nas Eleições 2018 pode sim ir ao Cartório Eleitoral de Capinópolis ou ao posto de atendimento de Canápolis para fazer o recadastramento biométrico até o dia 9 de maio. Não confundam os “dias 9”: o prazo do dia 9 de fevereiro vale apenas para eleitores de Betim, Contagem, Uberaba e Uberlândia, cidades onde a biometria é obrigatória”, disse a chefe do Cartório Eleitoral Juliana Pereira.

Quem realizar o cadastramento biométrico, utilizará o sistema de identificação nas próximas eleições, mas quem optar por não efetuá-lo agora, poderá votar normalmente em 2018.

Para maiores informações, o eleitor pode entrar em contato com o Cartório Eleitoral da Comarca de Capinópolis pelo telefone: (34) 3263-2044.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Tchanzinho Zona Norte traz hino no seu desfile desta sexta

Veja a programação dos nove palcos de Carnaval em BH