Ano letivo começa para 9 mil alunos da rede municipal

O ano letivo para aproximadamente 9 mil alunos da rede municipal de ensino, inicia nesta sexta-feira, 16. Seis entre vinte escolas passaram por algum tipo de melhoria e conservação. Merecem destaque o aumento de vagas para a educação infantil e a criação de um anexo para mais de 200 vagas na Creche conveniada Miriã.

A Secretária de Educação da Prefeitura de Ituiutaba, Professora Edmar Franco Borges Paranaíba, esteve em quase todas as escolas e creches, chegando e inspecionando as instalações. Na entrevista a seguir, ela fala sobre matrículas, vagas na educação infantil, creches, merenda, contratação de professores do concurso e processo seletivo, do transporte escolar e da cozinha central. Através da cozinha central, anexo a Escola Machado de Assis, saem por ano 2.690.110 refeições para os 200 dias letivo das escolas municipais. Confira a entrevista:

O início do ano letivo?

Edmar – Desde setembro de 2017 estamos nos preparando para o início do ano letivo de 2018. Fizemos licitação para aquisição de itens para a merenda, reuniões onde discutimos e analisamos o planejamento escolar, passando orientações a professores e diretores. É muito importante estar preparado para o acolhimento dos alunos. Estaremos retornando nos próximos dias, conferindo a volta as aulas. Acompanhamos nesta quinta-feira, 15, as atividades no anexo II da Creche Miriã, conveniada da Prefeitura. Acreditamos ter atendido a contento toda a procura por vaga nas escolas, usando como base o zoneamento, mesmo sabendo que muitos pais suas preferências por outras escolas. Ao deixar de atender o ensino médio, o nosso foco principal é em atender a demanda na educação infantil (criança de 04 a 05 anos). Acreditamos ter universalizado essa demanda. Em relação as creches, ampliamos dentro algumas escolas, atendendo crianças de 03 anos, além da parceria com a creche Miriã para o aumento de cerca de 200 vagas de 0 a 3 anos. O atendimento nas creches será feito de forma gradativa. Estamos acreditando numa publicação de novo edital para os próximos dias, prevendo a conclusão e término de no mínimo mais duas creches.

A merenda escolar?

Edmar – Desde setembro de 2017, estamos nos preparando para o ano letivo de 2018. Realizamos licitação para aquisição de material escolar, matéria suprimento e limpeza para as escolas e a própria merenda escolar está garantida para este ano. A merenda é uma prioridade nossa. O aluno desde o primeiro dia de aula tem que ter direito a essa alimentação de boa qualidade nutritiva. Como parte do plano de aprimoramento e para atender as exigências do Fundo Nacional para o Desenvolvimento da Educação, FNDE, capacitamos cerca de 170 merendeiros e merendeiras. Neste início de ano, realizamos com a presença do Conselho a nossa prestação de conta da merenda escolar.

Sony deixou de comprar o Homem de Ferro e o Thor por apenas US$ 25 milhões

Daniel e Johnny se reencontram no teaser da sequência de ‘Karate Kid’