Vereadores avaliam mudar horário das reuniões da Câmara de Ituiutaba de 18h para 8h

A mesa diretora da Câmara Municipal de Ituiutaba deve apresentar nesta segunda-feira, 19, para apreciação dos demais vereadores, uma proposta de mudança no horário de realização das reuniões ordinárias do Legislativo. A sugestão, uma vez aprovada por  maioria absoluta, antecipará para às 8h, as reuniões que hoje acontecem às 18h.

Segundo o presidente da Câmara Municipal de Ituiutaba, Odeemes Braz dos Santos (PSDB), esta é uma prática que vem sendo adotada pelo Poder Legislativo de diversos municípios com população igual ou superior a de Ituiutaba, o que demonstra um comprometimento ainda maior com o eleitor e com o cargo para o qual os vereadores foram eleitos.

“Este horário de reuniões às 18h vem do tempo em que o cargo de vereador era apenas um ‘bico’. Naquela época, muitos eram fazendeiros, empresários ou profissionais liberais, que precisavam do horário comercial livre para que pudessem exercer suas atividades principais.  Uma situação que é inconcebível nos dias de hoje, tal a responsabilidade que temos para como nossos eleitores e com o nosso município”, justificou.

Ele acrescentou ainda, que esta mudança de horário não diminuirá a participação da população nas reuniões ou o acompanhamento dos trabalhos, discussões e votações que acontecem no plenário. “Desde o ano passado, todas as reuniões são transmitidas ao vivo pela Internet. Inicialmente através do Youtube e neste ano de 2018 começamos a transmitir também pelo Facebook. Além disso, mantemos um acervo com todas as reuniões gravadas, que pode ser acessado a qualquer momento, havendo assim o interesse da população”, disse.

Odeemes citou também que este novo horário permitiria aos órgãos de comunicação, como TVs, rádios e jornais, a divulgação dos trabalhos do Legislativo no mesmo dia ou, no máximo, no dia subseqüente, no caso do jornal impresso. “Desta forma conseguiríamos levar ainda mais informação à população e transparência sobre a atuação dos vereadores aqui em Ituiutaba”, concluiu.

PM estoura laboratório de drogas em Sete Lagoas

BAFTA 2018: ‘Três Anúncios Para Um Crime’ é destaque; Conheça todos os ganhadores!