Prefeitos da região se reúnem na AMVAP para discutir as finanças

A Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do ParanaíbaAMVAP, realizou na manhã desta sexta-feira (23/02) sua 294ª Assembleia Geral Ordinária. Entre os assuntos discutidos por prefeitos das 24 cidades que integram a entidade está o cenário atual dos repasses financeiros efetuados pela União e pelo Estado aos municípios.

Para elucidar o tema aos gestores municipais, a AMVAP preparou uma apresentação com o assessor jurídico e assessor em gestão pública da AMVAP – Alexandre Paiva, sobre o atual cenário da arrecadação de impostos. Conforme a Constituição Federal, o município recebe 50% do valor arrecado pelo estado com IPVA, 25% do ICMS e 2,5% do IPI, transferido pela União aos Estados proporcional às exportações ocorridas no território estadual (equivale a 25% dos 10% que os estados recebem a título de IPI).

Do total de arrecadação de impostos, o montante hoje é dividido em 68,26% para União, 25,40% aos Estados e apenas 6,34% aos cofres dos municípios.

Foi ainda apresentado um levantamento dos valores referentes ao IPVA e ICMS recebidos pelos municípios da AMVAP no ano de 2017 e o que estes números têm impactado nas finanças municipais.

Quanto ao IPVA, o representante do Banco do Brasil, Elcio Borges Almeida, explicou aos prefeitos que os valores depositados pelo estado, após a edição de um decreto estadual publicado em novembro de 2017, só são repassados aos municípios mediante uma autorização do Governo de Minas.

O presidente da AMVAP e Prefeito de Araguari, Marcos Coelho, destacou aos municípios associados que esta nova gestão vem somar esforços para buscar as respostas junto ao Estado e União para desafogar as contas públicas. “Os prefeitos estão sufocados mediante esta falta de repasse. O montante é significativo. De maneira amigável o que tentamos fazer é conseguir esse recurso para nossos municípios. A expectativa é que em até 30 dias o Governo de Minas repasse esses recursos do IPVA”, destacou.

No encerramento da reunião Marcos Coelho informou aos presentes o retorno de Uberlândia à AMVAP.

Fonte: Prefeitura de Araguari

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Inscrições para concurso público da Secretaria de Educação começam nesta segunda-feira (26/2)

Procon Araguari divulga nova pesquisa de preços de Combustíveis