O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) publicou no Diário Oficial Eletrônico desta quinta-feira, 1 de março, o edital do LVI concurso para ingresso na carreira da instituição com uma novidade: pela primeira vez, um concurso promovido no MPMG reservará vagas para negros. São 40 vagas para o cargo de promotor de Justiça substituto, sendo 28 destinadas à ampla concorrência, 4 reservadas aos candidatos com deficiência e 8 reservadas aos candidatos negros. O subsídio inicial para este cargo é de R$ 26.125,17.

O procurador-geral de Justiça, Antônio Sérgio Tonet, ressaltou a importância de a instituição assumir seu papel, como responsável pela defesa dos direitos humanos e promoção da igualdade racial, e buscar a afirmação da diversidade no Ministério Público, inclusive como meio de reforçar a legitimidade da instituição.

Tonet destacou o trabalho da Câmara de Procuradores de Justiça por regulamentar a questão,  “de inegável alcance social”.

Continua após a publicidade

Provas
O concurso será composto por cinco etapas: prova preambular, de caráter eliminatório e classificatório; provas especializadas, de caráter eliminatório e classificatório; exame psicotécnico e exames de higidez física e mental, de caráter subsidiário; provas orais, de caráter eliminatório e classificatório; e avaliação de títulos, de caráter classificatório.

A prova preambular será realizada no dia 6 de maio, de 8h às 12h, em local a ser divulgado no portal do Ministério Público de Minas Gerais (www.mpmg.mp.br) e da Gestão de Concursos da Fundep (www.gestaodeconcursos.com.br).

Para concorrer, o candidato deve ter concluído curso de bacharelado em Direito e possuir, no ato da inscrição definitiva, no mínimo, três anos de prática de atividade jurídica exercida após a conclusão do curso, entre outros requisitos.

Inscrições
As inscrições preliminares deverão ser efetivadas, exclusivamente, através do portal da Gestão de Concursos da Fundep, no período de 2 de março a 2 de abril, até as 23h59 (horário de Brasília).

Edital
Para conferir o edital completo e outras informações sobre o concurso, acesse o Diário Oficial ou clique aqui.

Ministério Público de Minas Gerais


Comments are closed.