Preparar a terra, semear o solo, regar as mudas e até ajudar na colheita. Essa experiência inesquecível está sendo vivida por alunos de diferentes idades da rede municipal. O projeto Hortas Sustentáveis, conduzido pela Secretaria Municipal de Agropecuária, Abastecimento e Distritos em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, percorrerá unidades de ensino ao longo de todo o ano para auxiliar os meninos a cuidarem das próprias hortas. A partir das 13h desta quinta-feira (8), haverá as primeiras ações práticas na Escola Municipal Professor Ladário Teixeira.

O trabalho já foi realizado em 2017 e deve ser aprimorado neste ano. Os conceitos trabalhados terão como foco a valorização da produção rural. As Escolas Municipais de Educação Infantil do bairro Santa Luzia e Clesilda Alves Rosa, por exemplo, já participaram da iniciativa no ano passado. Em 2018, além de manter a estrutura montada anteriormente, como hortas suspensas, os meninos vão expandir a área de cultivo.

Atitude empreendedora

Continua após a publicidade

A quarta escola contemplada é a Escola Municipal Professor Valdir Araújo. No local, o projeto terá um caráter ainda maior para estudantes do quinto ano. Além das aulas práticas, noções envolvendo todo o contexto de produção agrícola farão parte do conteúdo ministrado na sala de aula, em disciplinas como geografia e ciências.

“Será um projeto multidisciplinar de empreendedorismo, muito além de simplesmente fazer uma horta. Vamos explicar a dinâmica da agricultura e agropecuária, o lado econômico e administrativo”, ressaltou o diretor de Agropecuária do município, André França.

Todo o conteúdo é ministrado de forma lúdica e atrativa, respeitando a idade e perfil das crianças. “Também fazemos tudo em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, que nos ajuda a entender o potencial de cada escola. O melhor de tudo é ver como isso faz diferença na vida das crianças, isso é algo incrível e que nos motiva”, disse.

Femec

Para tornar a vivência de produção agrícola mais efetiva, os alunos das quatro escolas participarão de visitas guiadas à Feira do Agronegócio Mineiro (Femec), que ocorrerá entre os dias 20 e 23 de março deste ano no Camaru. O evento também será marcado por outras atividades pioneiras realizadas pela Prefeitura de Uberlândia.

Prefeitura de Uberlândia


Comments are closed.