As crianças de Uberlândia têm à disposição um grande evento cultural gratuito para desfrutar nesta sexta-feira (9). A cidade será a primeira do Brasil a receber o I Circuito Nacional de Romarias das Histórias. A partir das 14h, o Ginásio Poliesportivo Roosevelt será palco para uma grande festa de incentivo à leitura, repleta de literatura, música e teatro. Mais de 600 crianças devem assistir ao espetáculo.

A realização é inteiramente apoiada pela prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, com objetivo de despertar o hábito de leitura nas crianças. Para isso, o Município convidou diversas instituições públicas de ensino a levar os seus alunos para prestigiar a celebração.

Continua após a publicidade

“Convidamos muitas escolas e, até a tarde desta quinta-feira (8), já tínhamos centenas de alunos confirmados. Mas a apresentação é aberta a toda a comunidade, a gente convida todos os interessados a comparecer no local”, ressaltou a administradora da Biblioteca SESI/Indústria do Conhecimento, Maria Abadia Araújo.

Atração

A atração foi idealizada pelas escritoras infanto-juvenis uberlandenses Fernanda de Oliveira e Leda Gonzaga, em um desdobramento do projeto Janelas da Literatura Encantada. Elas também serão responsáveis por abrir o evento, com uma apresentação lúdica. “Será uma tarde especial. A gente vai cantar, conversar com os meninos e fazer tudo de uma forma muito diferente. Vai ser um show”, ressaltou Fernanda.

Primeira cidade

Após a apresentação inicial, é a vez de subir ao palco a Associação Amigos das Histórias, de Brasília (DF). O grupo, conhecido nacionalmente por apresentar contações de histórias de um jeito totalmente personalizado, iniciará, em Uberlândia, sua turnê nacional. A proposta é apresentar o espetáculo infantil em diversas regiões do país.

Para encantar as crianças e adultos, o grupo utiliza artifícios como músicas, fantoches, performances e muita alegria. A associação também é conhecida por promover cursos de formação de contadores de histórias, no sentido de fomentar esta arte e, consequentemente, proporcionar o surgimento de cidadãos cada vez mais leitores.

Abrem-se as cortinas, começa o espetáculo!

O quê: I Circuito Nacional de Romaria das Histórias
Quando: sexta-feira (9), às 14h
Onde: Ginásio Poliesportivo Roosevelt, localizado na praça Guilherme de Freitas Paraíso s/nº
Entrada: gratuita para toda a comunidade

Prefeitura de Uberlândia


Comments are closed.