A rua Genoveva de Souza, no bairro Sagrada Família, região Leste da capital, está interditada há mais de dois anos e meio após o asfalto ter cedido. Depois de todo esse tempo, a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) anunciou, na última quinta-feira, que foi aberta licitação para a execução de obras que solucionem o problema da erosão.

Segundo moradores do local, essa não é a primeira vez que a PBH divulga esse tipo de intenção. Conforme o empresário Rodrigo de Almeida, que mora na rua há mais de 15 anos, foram diversas promessas feitas para resolver a questão, mas nada foi feito até agora.

“Estou escutando esse papo já tem quase uns três anos, desde que começou o problema. Esse é um dos bairros mais populosos de Belo Horizonte, é um local que frequentemente tem eventos de grande porte e recebe muitas pessoas. Eu agora sou igual filho de são Tomé, só acredito vendo. No dia em que chegar uma máquina aqui e começar a obra, eu acredito”, declarou. O trecho da rua que está sob risco de desabar foi interditado para a passagem de veículos quando houve a erosão. Manilhas de concreto e pinos de aço foram instalados no trecho. A advogada Marina Brandão, também moradora, descreveu as dificuldades que enfrenta depois que o acesso foi bloqueado. “Eu não tenho carro, então, na maioria das vezes, quando tenho que utilizar aplicativos de motoristas, quase nenhum veículo consegue me buscar na porta de casa”, afirmou.

Continua após a publicidade

Marina contou que antes do problema havia uma linha de ônibus que passava pela via. “Tinha, mas essa linha não passa mais na rua. Agora, para utilizarmos o transporte público, temos que nos deslocar para outra rua mais distante”, disse.

A prefeitura informou que a licitação para obras na rua contemplará implantação de rede de drenagem, construção de muro de contenção, substituição de meios-fios, recapeamento, dentre outras intervenções. A obra está orçada em aproximadamente R$ 1,1 milhão, e o prazo de execução é de 240 dias após a assinatura da primeira ordem de serviço.


Comments are closed.