O novo espaço que vai atender às crianças da creche Gente Inocente em Janaúba, no Norte de Minas, será inaugurado neste sábado (17) às 9h. A creche foi financiada por empresários de todo Brasil que se solidarizaram após a tragédia que ocorreu na Gente Inocente em outubro do ano passado, quando o vigia Damião Soares dos Santos, de 50 anos, colocou fogo em seu corpo e abraçou as crianças. Catorze pessoas morreram, incluindo o vigia.  A creche ficou completamente destruída.

A nova creche será no mesmo lugar onde funcionava a Gente Inocente, no bairro Rio Novo. A capacidade de vagas foi reduzida, por questões de segurança, para 40 alunos de 0 a 4 anos. Antes eram 75 vagas. O funcionamento do espaço só deve começar no segundo semestre deste ano.

“Nos próximos dias as crianças e os familiares vão conhecer a creche para se familiarizarem com o espaço, já que ele está totalmente diferente da creche antiga. No sábado a creche será entregue a prefeitura e faremos reuniões com a comunidade. Alguns alunos serão os da Gente Inocente e ela vai receber alguns novos também”, explicou a secretária municipal de Educação, Luzia Angélica Aguiar Santos.

Continua após a publicidade

O executivo não soube informar o valor gasto nas obras e nem o tamanho total do espaço. Ainda faltam pavimentos e pinturas para a creche ficar pronta. Segundo a prefeitura, até sábado as obras serão finalizadas.

A creche ainda não tem um nome definido, ele será escolhido em audiência pública na Câmara Municipal da cidade. O nome da professora Heley  Batista chegou a ser cogitado, mas a definição só deve sair em reuniões nos próximos dias. A professora ganhou o título de heroína depois de salvar várias crianças.

O ataque a creche
No dia 5 de outubro de 2017 o vigia Damião Soares dos Santos, de 50 anos, ateou fogo no próprio corpo e abraçou algumas crianças que estudavam na creche “Gente Inocente”. Treze pessoas morreram em decorrência do crime, além do autor do ataque. No momento da tragédia, 75 crianças e 17 funcionários estavam na escola.

 


Comments are closed.