Depois de qualificar mais de 150 jovens no ano de 2017, o Curso de Capacitação para o Primeiro Emprego – Jovem Aprendiz iniciou novas turmas nesta semana. Fruto de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Trabalho e Habitação com a Câmara de Dirigentes Lojistas de Uberlândia (CDL), a formação estimula a qualificação de jovens por meio de matérias interdisciplinares, com foco na inserção e permanência no mercado de trabalho.

Voltado a meninos e meninas de 14 a 16 anos em situação de vulnerabilidade social e que estejam cursando a partir do 9º ano de ensino fundamental ou médio, o curso acontece todas as segundas, terças e quartas-feiras nos Núcleos de Apoio Integral à Criança e ao Adolescente (Naicas) dos bairros Tibery, Marta Helena e no distrito de Tapuirama. Até junho, todos os sete núcleos irão oferecer a certificação.

Bruna Célia Silva Campos, de 14 anos, estava ansiosa para participar da capacitação. “Frequento o Naica Tibery e, desde o ano passado, estava esperando completar a idade mínima para poder me inscrever. Meu objetivo é conseguir conhecimento para poder conseguir um bom trabalho, ter meu próprio dinheiro e poder ter o que quiser”, brinca.

Continua após a publicidade

Aberto também para adolescentes que não estão matriculados nos Naicas, Paulo Ricardo César, de 14 anos, ficou sabendo da iniciativa por um amigo da escola. Para ele, a oportunidade é um importante passo para um futuro melhor. “Vou tentar  aprender o máximo possível, para conseguir um emprego estável e que me ajude a fazer faculdade e formar no que eu mais tenho vontade, que é teatro”, afirma.

Ao todo, serão 38 encontros até o mês de junho. De acordo com Daniela Pelosi França, instrutora da CDL, a dinâmica do curso foi planejada para garantir os melhores resultados possíveis aos jovens. “Entregamos um material apostilado para os participantes e, ao final de cada módulo, faremos um exame para poder medir o aprendizado da turma. O projeto tem uma relevância social muito importante, pois, além de prepará-los para o primeiro emprego, estamos ensinando a ter responsabilidade no dia a dia”, concluiu.

Como participar do Jovem Aprendiz em Uberlândia

Para se inscrever, basta procurar o Naica mais próximo portando os documentos pessoais, como RG e CPF, além do comprovante de residência e comprovação de vínculo escolar.  Serão disponibilizadas 25 vagas para cada local.

Segundo a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Trabalho e Habitação, Iracema Marques, a iniciativa é importante para o futuro dos jovens do município. “Estamos capacitando esses adolescentes para a inserção no mercado de trabalho. Também, para enfrentar a vida com mais responsabilidade e vontade de ter um futuro melhor”, afirmou.

Prefeitura de Uberlândia


Comments are closed.