Os paratletas beneficiados pela parceria entre a Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel) e o Clube Desportivo para Deficientes de Uberlândia (CDDU) foram destaque na 1ª Fase Nacional do Circuito Loterias Caixa de Halterofilismo. O evento aconteceu entre sexta (23) e domingo (25), em Aracaju, reunindo 112 atletas de todo o Brasil. A equipe uberlandense retorna a cidade trazendo na mala 14 medalhas, sendo 11 na categoria adulto e outras três na júnior, além de dois recordes brasileiros batidos com Lara Lima e Maria Rita Oliveira.

Força Feminina

As jovens mulheres foram destaque absoluto na competição superando recordes brasileiros em suas categorias. Lara Lima, de apenas 14 anos, conquistou o ouro na categoria até 41 kg adulto e a prata na categoria leve júnior, levantando 66 kg, batendo o recorde brasileiro. Maria Rita, com seus 18 anos, também fez bonito e conquistou dois bronzes e um recorde brasileiro júnior com a marca de 68 kg na categoria até 79 kg.

Continua após a publicidade

“Estou muito feliz e satisfeita por ter tido a oportunidade de mostrar o meu trabalho. Cada competição traz um aprendizado diferente e uma superação. Voltar pra casa com recordes tanto na categoria adulta, quanto na júnior é muito especial. Espero continuar progredindo e melhorando”, enfatiza Lara Lima.

Novos desafios

Mateus Assis, de 20 anos, estreou em uma nova categoria nesta competição. O atleta passou da categoria até 97 kg para integrar a categoria até 107 kg. No entanto, a mudança não foi motivo de nervosismo. “A competição foi excelente. Mesmo mudando de categoria, eu consegui levantar 2 kg a mais que da última vez e isso me rendeu o ouro tanto no júnior e como no adulto”, conta.

Os treinamentos da equipe acontecem de segunda a sexta, no Centro de Alto Rendimento localizado dentro da Arena Sabiazinho. Os atletas dedicam cerca de 20 horas semanais para treinos e, atualmente, a equipe é composta por 25 pessoas. “Estreamos com o pé direito, conquistando grandes resultados e comprovando que este novo método de trabalho trouxe resultado”, disse o técnico da equipe, Wéverton Santos.

O Circuito

O halterofilismo conta com três etapas nacionais e o Campeonato Brasileiro, evento que reunirá os melhores do ano. A segunda fase nacional será realizada entre os dias 13 e 15 de abril, em Goiânia (GO). A terceira etapa nacional e o Campeonato Brasileiro acontecerão no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, em junho e outubro, respectivamente.

Confira os resultados dos atletas da equipe Futel/CDDU:

– LARA LIMA (categoria – 41 kg)
1º lugar (adulto) – marca de 66 kg – NOVO RECORDE BRASILEIRO ADULTO E JÚNIOR
2º lugar Júnior (categoria leve)

– MARIA RITA OLIVEIRA (categoria – 79 kg)
3º lugar (adulto) – marca de 68 kg – NOVO RECORDE BRASILEIRO JÚNIOR
3º lugar Júnior (categoria leve)

– VINÍCIUS FREITAS (categoria – 80 kg)
2º Lugar (júnior) – marca de 106 kg
5º Lugar (adulto)

– LUCIANO DANTAS (categoria – 65 kg)
1º Lugar – marca de 150 kg

– ANGELA FREITAS (categoria -73 kg)
1º Lugar – marca de 81 kg

– APARECIDO LOPES (categoria -72 kg)
2º Lugar – marca de 145 kg

– ELIZETE ARAUJO (categoria -79 kg)
2º Lugar – marca de 85 kg

– THIAGO CALMON (categoria – 88 kg)
2º Lugar – marca de 156 kg

– RODRIGO MARQUES (categoria -97 kg)
1º Lugar – marca de 185 kg

– MATEUS SILVA (categoria -107 kg)
1º Lugar – marca de 195 kg

– MARCELO MOURA (categoria -107 kg)
3º Lugar – marca de 155 kg

– MAICON PESSOA (categoria + 107 kg)
2º Lugar – marca de 166 kg

– GILVAN SANTOS (categoria -88 kg)
5º Lugar – marca de 142 kg

Prefeitura de Uberlândia


Comments are closed.