Cerca de 120 inscritos competem nesta sexta-feira (30), das 15h às 21h; Em virtude do evento, parque estará aberto ao público das 5h às 11h

Na próxima sexta-feira (30), Uberlândia reforçará sua vocação para sediar competições dos mais variados tipos de esporte. Isso porque a pista de corrida do Parque do Sabiá irá receber mais de 120 ciclistas para a primeira edição do “Volta do Parque – Desafio Fábio Silvestri”, evento realizado pela Associação dos Ciclistas do Triângulo Mineiro/ Giro Triângulo com apoio da Prefeitura de Uberlândia.

A partir das 15h, os inscritos largam na ponte para disputar as categorias de 3h e de elite (6h). As bicicletas vão percorrer toda extensão da ciclofaixa, em velocidades que podem ultrapassar os 50 km/h. Considerada uma prova de resistência, a expectativa é que os pilotos façam uma velocidade média de 35 km/h.

Continua após a publicidade

Para a categoria de 3h, a previsão é que os pilotos completem 100 km de percurso. Já na categoria de elite, o número de voltas na pista deve ser superior aos 200km, em aproximadamente 45 voltas na pista. “É uma prova de grande exigência física, mas que terá total segurança aos participantes, com apoio de 35 soldados do Exército, viaturas da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, médicos e ambulâncias”, destacou Filipe Costa, representante da Giro Triângulo.

Público e alimentação

Devido à competição, as atividades convencionais do Parque do Sabiá funcionarão, excepcionalmente no dia da prova, das 5h às 11h. De acordo com o assessor de infraestrutura da Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel), Alessandro Marques, a orientação é que as pessoas deixem o parque até o meio dia para que a organização do evento faça os últimos ajustes. “O público poderá entrar gratuitamente no espaço para acompanhar o evento esportivo, a partir das 14h, pela portaria do bairro Santa Mônica. A população ficará em uma área reservada entre a metade da ponte e a Arena Parque”, explicou.

Os fãs de ciclismo ainda terão à disposição uma grande estrutura gastronômica. Na área do estacionamento próximo à ponte, será montada uma praça de alimentação com variadas opções de gastronomia urbana.

Premiação

A premiação aos vencedores da categoria 3h será às 18h e da categoria de elite (6h) às 21h. “Teremos premiação em dinheiro, além de troféus e medalhas aos primeiros colocados de cada categoria”, concluiu Filipe Costa.

O Volta do Parque conta com apoio da Futel e das secretarias municipais de Saúde, de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbanístico, de Agropecuária, Abastecimento e Distritos e de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo. Há ainda apoio da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros e do 36º Batalhão de Infantaria Mecanizado (36º Bimec).

Pólo esportivo

Uberlândia tem se destacado como um grande pólo para eventos de ciclismo. No último domingo (25), durante o programa VivaCidade, promovido pela gestão municipal, o Distrito de Martinésia foi palco para o Desafio do Moreno, com a participação de cerca de 350 renomados ciclistas.

No caso da Volta do Parque, a ideia dos organizadores é transformar a competição em uma disputa permanente no calendário de esportivo da cidade. “Fazer este grande evento para dentro do Parque do Sabiá é uma forma de trazê-los para um local seguro. Para esta prova, teremos a participação de pilotos de Uberlândia, Brasília, Goiânia e outras cidades da região. Em apenas quatro dias tivemos as inscrições esgotadas, por isso, estamos esperando uma prova de alto nível técnico”, ressaltou Felipe Costa.

Prefeitura de Uberlândia


Comments are closed.