O Centro Municipal de Estudos e Projetos Educacionais Julieta Diniz (Cemepe) está com inscrições abertas para os cursos gratuitos de Linguagem Brasileira de Sinais (Libras), Braille e Sorobã. O prazo se encerra na sexta-feira (9), as aulas serão gratuitas e oferecidas no Cemepe, no bairro Brasil, durante seis meses.

Braille e Sorobã

Publicidade

O curso “A escrita e a leitura no sistema Braille” conta com 30 vagas e oferecerá os conhecimentos básicos do Braille e do Sorobã. O aprendizado promove a independência e a inclusão das pessoas com deficiências visuais nos ambientes sociais. As aulas serão ministradas às segundas e terças-feiras, das 8h às 11h; e às quartas e quintas-feiras, das 13h30 às 16h30. Podem participar do curso os profissionais da educação e a comunidade em geral. As inscrições devem ser feitas pelo endereço eletrônico http://formacaocemepe.wixsite.com/inscricao.

A professora do Cemepe, Cleuza Maria de Souza, tem 67 anos de idade, utiliza os sistemas há mais de 50 anos, é servidora municipal há 25 anos e ministra aulas de Braille e Sorobã há 18 anos. “Tenho deficiência visual e nunca me deixei abater por isso e hoje contribuo para uma sociedade mais igualitária para todos. Quem tem alguma deficiência não pode se intimidar, tem que conquistar seus espaços e ser feliz”, disse.

Segundo Cleuza de Souza, atualmente a tecnologia e a informática estão ajudando no dia a dia de quem tem alguma deficiência. “O computador contribui, mas nada substitui o papel, por isso o Braille é tão importante”, afirma a professora, que utiliza com impressionante agilidade a reglete e a punção, instrumentos do Braille; e o ábaco, do Sorobã.

Libras

O curso de Libras disponibiliza 60 vagas, sendo 30 para o nível básico e 30 para o intermediário. O objetivo dele é melhorar a interação e a comunicação dos usuários desta língua no dia a dia, contribuindo para a inclusão social das pessoas com surdez. Com três turmas, as aulas para o nível básico acontecerão às terças e quintas-feiras, das 8h às 10h30; e às sextas-feiras , das 19h às 21h30. No intermediário as aulas serão às quartas-feiras, das 19h às 21h30. Para ambos os cursos o público-alvo são profissionais do magistério e comunidade em geral. As inscrições estão sendo feitas no Cemepe, localizado na avenida Professor José Inácio de Souza, 1.958, no bairro Brasil.

Município atende mais de 2.400 alunos com deficiência

Atualmente a rede municipal de ensino atende 2.450 alunos com alguma deficiência, transtorno global do desenvolvimento e/ou altas habilidades, segundo a coordenadora de ensino, Maria Isabel de Araújo, do Cemepe. “Para atender cada vez melhor estamos sempre oferecendo cursos para os servidores da educação e a comunidade em geral”, ressaltou.

SECOM Prefeitura de Uberlândia


Assista ao documentário 'Orlando Sabino - O monstro de Capinópolis'

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here