Os tapetes devocionais são espalhados todos os anos pelas ruas de Ouro Preto, no interior de Minas Gerais, em comemoração ao domingo de Páscoa.

A tradição faz parte da cultura da cidade e envolve estudantes, moradores e turistas. “O evento é muito amplo e a cidade fica bem movimentada. Tem uma identidade católica que é bem característica da cidade colonial”, disse Luana Santa Maria, de 21 anos, aluna do primeiro período do curso de Restauração e Conservação de Obras e Bens Públicos da Fundação de Arte de Ouro Preto.

De acordo com ela, os tapetes são feitos com muito cuidado. “Os mais tradicionais são feitos de serragem tingida, mas tem gente que faz com casca de ovo, sal grosso, entre outros itens”, declarou a estudante.

Continua após a publicidade

A confecção dos tapetes começa na noite anterior, após a missa. “Começamos no sábado (31) às 21h e saí de lá por volta das 2h”, disse Luana.

Segundo ela, alguns desenhos são feitos por jovens entre 16 e 20 anos, alunos da Formação Profissionalizante em Arte, Restauro e Ofícios (ARO). “Eles fazem os desenhos em papel kraft e a gente monta os tapetes em cima”, explicou.


Comments are closed.