Uma frente fria conseguiu avançar até o litoral norte do Rio de Janeiro e do Espírito Santo, aumentando as áreas de instabilidade e favorecendo a ocorrência de chuva forte. O tempo vai continuar instável nos próximos dias e ainda há alerta para temporais em grande parte do Sudeste.

Desde a tarde da última terça-feira, 3, voltou a chover forte em diversos municípios de Minas Gerais e do Rio de Janeiro em razão da frente fria. O acumulado de chuva em 24 horas chegou a 90,4 mm em Coronel Pacheco, no leste mineiro, pelo dados do Instituto Nacional de Meteorologista (INMET). Várias outras cidades de Minas Gerais, como Araxá, Unaí, Diamantina, Campina Verde, Juiz de Fora e Caparaó acumularam volumes entre 50 e quase 75 mm de chuva.

No estado do Rio de Janeiro a chuva também já caiu forte não só no Grande Rio, mas em cidades do sul, região serrana e norte do estado. Em Cordeiro, por exemplo, já choveu quase 66 mm de chuva em 24 horas.

Risco de chuva forte no RJ, MG e ES

Continua após a publicidade

frente fria tende a se afastar para o oceano já nesta quinta-feira (5), mas muitas nuvens carregadas ainda vão se formar entre o Rio de Janeiro, Minas Gerais e o Espírito Santo. Apenas o norte de Minas Gerais e o norte do Espírito Santo não deverão ter chuva forte.

As pancadas de chuva acontecem principalmente entre a tarde e a noite e há alerta para novos temporais por todo o centro-oeste e leste de Minas Gerais, incluindo a Grande Belo Horizonte, o Vale do Rio Doce, a Zona da Mata mineira, pelo estado do Rio de Janeiro e o centro-sul do Espírito Santo, também incluindo as capitais Rio e Vitória.

Até o final da semana está mantido o risco de chuva forte nos três estados, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo. Os períodos de sol serão maiores, mas continua a chance de pancadas de chuva de forte intensidade. Apesar da passagem da frente fria, não existe a expectativa de ar polar nessas áreas, portanto o tempo vai continuar quente e abafado.

Fonte: Terra


Comments are closed.