A Cemig concluiu na última semana de março a substituição de uma torre da linha de distribuição de energia que interliga as subestações Avatinguara, localizada próxima ao entroncamento das rodovias BR-153 e BR-365, e Cachoeira Dourada. A torre possui 25 metros de altura, equivalente a um prédio de oito andares, e foi danificada pela colisão de máquina agrícola com uma  estrutura da linha, localizada a aproximadamente 10 km da cidade de Capinópolis, no Triângulo Mineiro.

Mesmo sem interromper o fornecimento de energia para a população, o contato da máquina provocou danos à estrutura da linha e, por motivo de segurança, foi substituída pela Cemig. A obra durou quarenta dias e recebeu investimentos de R$ 236 mil.

A Cemig orienta os trabalhadores que dirigem e operam máquinas agrícolas, tratores e outros veículos a manter distância das estruturas de torres, postes e cabos da rede elétrica. “Nossas linhas e redes transportam energia elétrica em até 500 mil volts. Aproximar ou tocar nessas estruturas e cabos pode causar sérios acidentes para as pessoas que estão próximas do local e deixar  cidades inteiras sem energia”, alerta Jean Carlos Cruvinel Menezes, engenheiro da Cemig.

Continua após a publicidade

A operação destas máquinas requer, entre outros procedimentos, análise prévia do local para se evitar acidentes com a rede elétrica. Os principais tipos de acidentes ocorrem quando há a aproximação da máquina ou do operador com os fios da rede elétrica, provocando choque elétrico e interrupção do fornecimento de energia. “O aterramento e seccionamento de cercas também é uma dica importante pois, em caso de acidentes, canaliza a energia para a terra e evita que ela se propague”, destaca Jean.

Confira as dicas de segurança para evitar acidentes com a rede elétrica:

  • Durante carga, descarga e operação de caminhões basculantes esteja atento à localização da fiação e estruturas da rede elétrica e não deixe que nada se aproxime ou encoste nos fios;
  • Ao escavar, observe onde estão localizados os fios da rede elétrica e estruturas (torres de transmissão e postes de distribuição);
  • Ao perfurar poços artesianos, faça em locais onde os equipamentos trabalhem longe dos fios da rede elétrica;
  • Antes de podar árvores, certifique-se que os galhos não estão em contato com a rede elétrica. Se estiverem, entre em contato com a Cemig pelo telefone gratuito 116.
  • Evite plantar árvores que alcancem a altura da rede elétrica. Prefira espécies de pequeno porte.

Comments are closed.