O Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) finalizou intervenções em três trechos do córrego Buritizinho, todos no perímetro urbano, no bairro Maravilha, para conter princípios de erosão e para ampliar a capacidade de escoamento da água da chuva. As obras vão evitar pontos de acúmulo de água.

Em um dos trechos, localizado próximo à ponte na rua Constelação, no cruzamento com a rua Simão Canenita, os problemas de drenagem foram resolvidos com a execução de um dissipador, barreiras de contenção e reforma da calçada.

Outra intervenção ocorreu próximo ao cruzamento da rua Cometa. No local, foi feito o controle da erosão por meio de compactação com pedras de grande porte. E ainda a execução de um dissipador para diminuir a velocidade e impacto das águas no solo.

Continua após a publicidade

A terceira obra está localizada próximo ao cruzamento da rua Mercúrio com a rua Feliciana Donata de Macedo, na foz do Córrego Buritizinho, onde deságua no córrego Liso. Neste trecho, foi executado cerca de 80 metros de meio fio, 127 m² de pavimento asfáltico e a construção de um dissipador direcionando as águas pluviais para o córrego Liso. Estas intervenções eliminaram a erosão existente no local.

Trabalho contínuo

O Dmae fez, no ano passado, uma série de melhorias no entorno dos cursos d`água que cortam o perímetro urbano. Para este ano, o trabalho continua. “Essas ações são contínuas e visam preservar o meio ambiente evitando erosões, além de melhorar o escoamento da água da chuva evitando alagamentos”, explica Cleyton Silas, engenheiro da equipe de drenagem pluvial do Dmae.

Prefeitura de Uberlândia


Comments are closed.