Aposentado realiza café entre vizinhos e amigos para manter a confraternização

Sentar-se à mesa com companhias agradáveis em um momento de descontração acompanhado de um saboroso café da manhã. Quem já viveu essa realidade sabe o quanto é bom estar próximo de pessoas que prezam por encontros assim. No entanto, a correria do dia a dia e as distrações proporcionadas pela tecnologia fazem com que esse hábito, nos dias atuais, não seja tão frequente como há alguns anos.

A fim de resgatar esse costume, o aposentado Roberto Matos realiza, uma vez por mês, um café entre vizinhos e amigos em um terreno próximo à Refinaria Gabriel Passos (Regap), em Ibirité, na região metropolitana de Belo Horizonte. A promoção dessa atividade fez com que várias pessoas o indicassem ao Prêmio Bom Exemplo 2018. Ele é um dos cinco finalistas na categoria cidadania. A iniciativa é do jornal O TEMPO, da TV Globo Minas, da Fundação Dom Cabral (FDC) e da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg).

Morador do bairro Ouro Negro, na cidade de Ibirité, Roberto conta que a ideia dessa ação surgiu por acaso. “Há mais ou menos um ano, eu e mais quatro vizinhos estávamos sentados na calçada tomando um café e comendo um bolo. Conversávamos sobre as brincadeiras de antigamente, a respeito de como era a convivência entre as pessoas. Foi aí que surgiu a ideia. O objetivo principal é resgatar essa convivência, a união entre vizinhos”, explica.

Conforme lembra Roberto, nas primeiras reuniões, cerca de 40 pessoas marcavam presença no local. Atualmente, esse número subiu para cem. Para oferecer conforto aos participantes, ele coloca cadeiras, mesas e barracas no ambiente. “É um encontro aberto ao público. Quem quiser comparecer e trazer algo, como biscoito, leite e bolo, ajudará muito, mas não é uma regra. O importante mesmo são as pessoas”, diz.

Presente desde o primeiro café, Hélio Gomes encara o encontro como um “dia importante”. “Podemos bater um papo legal, rever os amigos e dar boas risadas”, destaca.

Série. Neste sábado (7), conheça, nos jornais O TEMPO e Super Notícia, o último finalista que concorre ao título de Bom Exemplo na categoria cidadania deste ano. O resultado será divulgado no dia 3 de maio.

Saiba mais. A partir desta sexta-feira (6) você poderá votar no seu candidato favorito na categoria cidadania. Para isso, acesse o site www.globominas.com/premiobomexemplo. A votação segue até o dia 30 de abril.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Renova recebe ultimato para garantir direito dos atingidos

Entrevistas: Oficina Gratuita De Dança percorre bairros de Capinópolis; Ouça