Há quase uma década, o comerciante Zerayde Hermelindo decidiu dedicar parte do seu tempo para revitalizar um local importante para ele: a praça Geraldo Rocha, no bairro Ressaca, em Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte. Se antes o espaço estava abandonado, cheio de lixo e mato, agora, a realidade, depois que ele “adotou” o lugar, é bem diferente.

“Eu moro ao lado da praça. Cuido dela há nove anos. Ninguém fazia isso. Foi aí que decidi ir até a prefeitura, e eles me deram autorização para cuidar do lugar. Eu capinei, plantei gramas e mudas, além de consertar e pintar os canteiros”, lembra Zerayde.

Revitalizado, o espaço tornou-se um ponto de referência para algumas festividades importantes na região. “Sempre comemoramos o aniversário da cidade. Nesse dia, servimos um bolo gigante para as pessoas. A igreja Nossa Senhora da Conceição realiza uma missa especial também. No Natal, colocamos pula-pula, servimos lanches e distribuímos brinquedos para as crianças”, conta.

Continua após a publicidade

O esforço deste senhor de 71 anos foi reconhecido por moradores da região, que o indicaram para o Prêmio Bom Exemplo 2018. Ele é um dos cinco finalistas na categoria cidadania. A importância do trabalho realizado por ele é retratada nas palavras da comerciante Maria de Lourdes Guerra. “O que ele fez e faz é uma coisa muito bonita, que beneficia todo mundo aqui na nossa localidade. A praça era toda suja, abandonada. Depois que o Zerayde passou a cuidar, ficou linda. Graças a ele temos um espaço que podemos aproveitar. É por isso que as pessoas o elogiam e o admiram tanto. Todos se inspiram nele”, diz.

Zerayde se revela confiante na conquista do prêmio. “É muito gratificante esse reconhecimento”, ressalta.

Sobre a premiação. O Prêmio Bom Exemplo é uma iniciativa do jornal O TEMPO, da TV Globo Minas, da Fundação Dom Cabral (FDC) e da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg).

O nome do vencedor na categoria cidadania será divulgado no dia 3 de maio, em solenidade que será realizada em Belo Horizonte.

Onde votar

Saiba mais. Até o dia 30 de abril, você poderá votar no seu candidato favorito na categoria cidadania. Para isso, basta acessar o site www.globominas.com/premiobomexemplo.


Comments are closed.