O declínio de audiência das emissoras de emissoras de tv afiliadas no interior do país vem preocupando os executivos de tevês abertas.

Um estudo divulgado pela Ancine ─ Agência Nacional do Cinema ─ constatou que a participação da tevê aberta no setor audiovisual encolheu de 63,7% para 41,5% — uma retração de mais 20 pontos percentuais. O estudo é de 2014, quando serviços de streaming de vídeo sob demanda ainda não haviam caído no gosto dos brasileiros, o que significa que o problema atual é ainda maior com a presença consolidada de serviços como o da Netflix, por exemplo.

Uma das alternativas do mercado de audiovisual que dominou o país deste a década de 1950, foi seguir a inovação e implantar seus próprios sistemas de streaming de vídeos ─ a Tv Globo lançou o Globo Play e a Record Tv o R7 Play. Em uma conversa com o Tudo Em Dia em 2017, quando visitou a Câmara Municipal de Capinópolis, no Pontal do Triângulo Mineiro, o gerente de mercado da Algar Telecom, Gerson Sebastião, disse que o Globo Play já é o segundo serviço de streaming que mais impacta a rede da telecom no Triângulo, perdendo apenas para a Netflix.

Continua após a publicidade

O Tudo Em Dia vem acompanhando a audiências as emissoras de tevês afiliadas que atuam no Triângulo Mineiro no horário das 12h às 13h ─ quando os programas jornalísticos estão no ar. Cabe ressaltar que a TV Integração, afiliada à Tv Globo, não efetua transmissões ao vivo via redes sociais. Entre as três que fazem transmissões via Facebook, a Tv Paranaíba lidera, mesmo tendo um menor número de seguidores.

A Tv Vitoriosa, afiliada ao SBT, tem 25.831 seguidores na página do Facebook e tem a 3º audiência na live. Colada na audiência, a Band Triângulo fica em 2º lugar na live do Facebook, mesmo tendo 27.364 seguidores na página do Facebook, sendo a mais seguida entre as emissoras afiliadas.

A Tv Paranaíba, afiliada Record Tv, tem o menor índice de seguidos, ficando com 12.340, mas tem maior engajamento com o público e lidera a audiência na live isoladamente.

Os resultados permaneceram semelhantes de segunda-feira (9) à quinta-feira (12).

Nesta quinta-feira (12), a pauta principal dos três jornalísticos foi a prisão do ex-prefeito de Uberlândia, Gilmar Machado (PT), suspeito de desvio de recursos públicos.

As emissoras também sofrem com a Internet, com veículos de informação ganhando cada vez mais peso e importância na região.

Cabe ressaltar que a TV Integração, afiliada à Tv Globo, lidera a audiência na tevê aberta na região, de acordo com o Kantar Ibope, porém, não há dados sobre transmissões on-line da emissora.

 


Comments are closed.