Comerciantes que atuam na Feira do Eldorado, em Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte, protestaram na tarde desta terça-feira (17) na avenida João César de Oliveira, uma das mais movimentadas do município. Entre as reivindicações dos trabalhadores está a volta da feira aos domingos – atualmente a exposição só ocorre aos sábados. Cerca de 120 feirantes participaram do movimento, segundo informações da Polícia Militar (PM).

Os expositores informaram que não querem participar da licitação anunciada pela prefeitura e que são contra a transferência da feira da avenida João César de Oliveira para o bairro Cinco, em Contagem. Nesse local, eles teriam que ficar em uma espécie de shopping popular, segundo a presidente da Associação dos Feirantes de Contagem, Cleuzimar Tristão.

O secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação de Contagem, Ivayr Soalheiro, disse que a informação sobre a mudança de endereço não procede. Segundo ele, o que será alterado é o layout da feira. Haverá a padronização e a sinalização das barracas, além de um projeto de segurança que aguarda a aprovação dos bombeiros.

Continua após a publicidade

Autuação. No início do ano passado, o Ministério Público autuou a prefeitura por problemas de segurança na feira, como a disposição das barracas, que estavam muito próximas. A feira, ainda conforme o secretário, tinha cerca de 2.000 barracas, muitas irregulares. Apenas aquelas com cadastro formalizado na prefeitura foram mantidas.

 

Nova licitação é a maior preocupação de trabalhadores

A maior preocupação dos feirantes é com a licitação anunciada pela Prefeitura de Contagem. O secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação de Contagem, Ivayr Soalheiro, explicou, no entanto, que qualquer uso de espaço público deve ocorrer mediante concorrência pública. 

Além disso, ele disse que os feirantes que já tinham cadastro terão pontuação na disputa por tempo de serviço prestado. Sobre a volta da feira aos domingos, a prefeitura esclareceu que o pedido não se justifica, já que a maioria dos expositores atua também na feira da Afonso Pena, na capital, nesse dia.

Relembre. A Feira do Eldorado funcionou por mais de 35 anos na avenida José Faria da Rocha e foi transferida em 20 de janeiro para a João César de Oliveira.

Promessa

“Há um projeto em andamento na cidade para ampliação do Move. Vai impactar a cidade inteira, e também a João César de Oliveira, mas não significa que eles (feirantes) terão que sair da avenida.”

Ivayr Soalheiro

Secretário municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação


Comments are closed.