Policiais Militares Ambientes deslocaram até a residência no localizada no bairro Pirapitinga na cidade de Ituiutaba/MG., para verificar a procedência da denúncia de maus tratos a animais.

Segundo os militares, no local foi constatado que uma cadela de pequeno porte estava aparentemente com sintomas de desnutrição, anemia e doença do carrapato fatos estes que serão apuradas por médico Veterinário que vai avaliar real situação do animal.

“Depois de analisar todo contexto foi constatado que o animal estava em situação de maus tratos, ressalto que ter um animal é uma opção da pessoa já cuidar é uma obrigação, e caso ele venha a adoecer e não for cuidado configura o crime pois o animal não pode ficar em intenso sofrimento, assim caso pessoa não tenha condições de manter e cuidar do seu animal, que procure ajuda de alguma forma, faça a divulgação do caso, porque o bem estar do animal deve ser respeitado, e responsável por ele é seu dono”, disse o sargento Eduardo Venâncio.

Continua após a publicidade

Os Policiais Militares Ambientais, com apoio de voluntárias da Sociedade Proteção Animal de Ituiutaba – Spai, encaminhou os animais à clínica veterinária, onde será avaliado, tratado e posteriormente destinado para adoção e/ou um um lar temporário.

A Sociedade de Proteção Animal de Ituiutaba – Spai está trabalhando em conjunto com a Polícia Militar do Meio Ambiente sempre com foco no bem-estar dos animais, e neste caso vai dar o encaminhamento necessário para o animal.

Assista:

Diante dos fatos acima descritos foi lavrado um Termo Circunstanciado de Ocorrência – TCO para autora, uma mulher de 29 anos de idade para que responda pelo crimes de Maus Tratos, perante ao Juizado Especial Criminal por se tratar de crime de menor potencial ofensivo.

Maus Tratos a Animais é Crime Ambiental descrito no artigo 32 e manter ave silvestre está descrito no artigo 29 ambos descritos da Lei Federal 9605/98 “ Lei dos Crimes Ambientais”.

“A Polícia Militar de Meio Ambiente conta com apoio da população para que, quem tiver informação que esteja ocorrendo crime ambiental em sua localidade, que faça a denúncia de forma consciente e com maior número de detalhes no número 181 (Ligação gratuita e anônima) e no caso da cidade de Ituiutaba/MG tem a disposição também o número 198, assim o trabalho dos Policiais Militares Ambientais pode ser mais efetivo”, completou o Sargento Venâncio.

Este é segundo caso no bairro Pirapitinga em menos de 10 dias.


Comments are closed.