A Inovação tem sido reconhecida como a grande força propulsora e renovadora das empresas e, consequentemente, do crescimento sustentável das nações, e a FIEMG Regional Pontal do Triângulo e o Sebrae Ituiutaba, com o apoio da Algar Telecom, promoveram no dia 17 de abril de 2018, o 1º Encontro do Ecossistema de Inovação e Empreendedorismo do Pontal. O evento foi realizado para integração e criação de uma rede de atores interessados no desenvolvimento do ecossistema sustentável no Pontal do Triângulo para elaborar uma Trilha de Inovação na região. Este encontro tem como objetivo conectar agentes da sociedade, empresários, entidades de classe, instituições públicas, universidades e agências de desenvolvimento comprometidas com esse ecossistema na região.

No encontro, Ariel Sanchez, Analista Técnico responsável pela área de Inovação do Sebrae, e João Henrique do Brain- Instituto de Ciência e Tecnologia Digital da Algar, apresentaram conceitos e práticas estimulando intercâmbios de compreensões  inerentes ao tema e dos benefícios que poderão ser gerados em prol do desenvolvimento do município e região.

Continua após a publicidade

Na oportunidade, a Gerente da FIEMG, Renata Mariellen, apresentou o vídeo do Projeto CITEP – Conexão de Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo do Pontal e algumas ações programadas em conjunto com o Sebrae e com apoio da Algar para compor a trilha da inovação neste ano, como: Em abril de 24 a 26, será realizado o 2º Fórum de Gestão Industrial ; em maio: o 1º Meetup; junho o  2º  Meetup; agosto o TEDx e missão para o CITIES Uberlândia; setembro o Startup Weekend e em novembro evento Macro CITEP.

O CITEP é um evento que está previsto para acontecer em Ituiutaba e que envolverá inovação, tecnologia e empreendedorismo,  e que irá abranger os 15 municípios da área de atuação da Regional Pontal. Seu objetivo é estimular, disseminar e alavancar a cultura da inovação e tecnologia na região, para que os participantes alcancem novos mercados, parcerias estratégicas, adquiram novos conhecimentos e ainda oportunizar espaço e divulgar as Startup’s da região para que levem aos empresários suas soluções e contribuições.

“Sabemos da importância de incentivarmos e alavancarmos o Pontal nesta trilha e ecossistema de inovação, Ituiutaba é um polo de oportunidades, possui uma gama de instituições de ensino, indústrias dinamizadoras de vários setores, enfim, um celeiro a ser incluído na rota de ecossistemas de inovação”, pontua o presidente da FIEMG Regional Pontal do Triângulo, Roberto Revelino Silva.

Para Weslley do Amaral Prado, analista Técnico do Sebrae MR Ituiutaba, o Sebrae como uma instituição de fomento, se orgulha em poder participar desse momento de fortalecimento do ecossistema de inovação na região do Triângulo, inserindo Ituiutaba como umareferência também, e a construção desse forte grupo de “peças-chave” , e ainda salienta a extrema importância quanto ao alto impacto que a aplicação da inovação pode gerar para nossa sociedade.

O Head of Culture, Engagement & Methods do Brain do Grupo Algar, João Henrique de Souza Pereira, destacou que os lugares no mundo que conseguiram desenvolver ecossistemas de inovação prósperos foram os que uniram esforços conjuntos das instituições de ensino, poder público e empresas. E disse que estas 3 instituições, juntas, podem ser designadas como hélice tríplice. Nestes locais, o desenvolvimento do ecossistema de inovação refletiu em desenvolvimento econômico e social, ajudando as comunidades regionais a melhorar a vida das pessoas de forma significativa.  “Fiquei muito feliz em ver que o ecossistema de inovação de Ituiutaba tem esforços com a participação conjunta das instituições de ensino, poder público e empresas, pois isto é um bom sinal que está no caminho certo. O evento realizado neste dia é uma prova disto, pois teve a participação e engajamento de instituições chave para desenvolver a inovação em Ituiutaba e região”, disse.

Neste 1º encontro de nivelamento participaram: Fiemg, Sebrae, Algar,  ACII, Sindicomércio, UFU, UEMG, IFTM, Senai, Senac, Emater, Secretarias Municipais de Desenvolvimento Econômico e de Planejamento de Ituiutaba, Empresas Junior´s, dentre outros participantes.


Comments are closed.