A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) promove a partir desta quarta-feira (25) o Programa de Fiscalização Ambiental Preventiva na Indústria (Fapi), que tem por objetivo orientar e conscientizar os empresários a respeito da regularização e fiscalizações ambientais. A iniciativa tem a parceria da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg).

Serão realizados workshops sobre o tema em Juiz de Fora, na Zona da Mata, e Pouso Alegre, no Sul de Minas. Entre os temas discutidos estão: a importância da fiscalização na gestão ambiental das indústrias; a fiscalização ambiental na indústria e orientações sobre como regularizar sua atividade.

Ao todo, 12 desses encontros estão marcados para acontecer entre abril e junho deste ano, abrangendo todo o Estado. As ações do programa são divididas em três etapas:  orientação, fiscalização e o monitoramento dos resultados.

Continua após a publicidade

Segundo o subsecretário de Fiscalização Ambiental, Cláudio Vieira Castro, o Fapi tem apresentado êxito. De acordo com ele, a intenção é expandir o programa para outros setores, como a agricultura. “A expectativa é que esse tipo de programa seja ampliado. À medida que formos alcançando resultados satisfatórios, a tendência é trazer outros segmentos”, afirmou. 

No ano passado, foram realizados 17 workshops do programa Fapi, com aproximadamente 1.350 pessoas orientadas e 29 alertas emitidos para a indústria.


Comments are closed.