A de Vacinação contra a gripe vai até o dia 1º de junho. A Campanha Nacional começou esta semana, mas, na contramão daqueles que costumam deixar tudo pra última hora, muitas pessoas já movimentam as Unidades Básicas de Saúde.

São 70 postos do Sistema Único de Saúde (SUS) em Uberlândia oferecendo as doses da vacina. Nas UBSs e UBSFs o atendimento é de 7h30 às 16h30. Já nas UAIs o horário é de 8h às 20h. Uberlândia receberá 150 mil doses até o final da 20ª campanha, em etapas.

Quem tem prioridade?
-Idosos com 60 anos de idade ou mais
-Crianças de seis meses a menores de 5 anos
-Trabalhadores de saúde
-Professores
-Povos indígenas
-Gestantes e puérperas (mulheres com até 45 dias após o parto)
-Pessoas privadas de liberdade – o que inclui jovens em medidas socioeducativas e
-funcionários do sistema prisional.

Continua após a publicidade

Segundo Cláuber Lourenço, coordenador de urgência e emergência da Secretaria de Saúde de Uberlândia, os grupos prioritários foram definidos pelo ministério da saúde e contempla as pessoas que, quando acometidas pela gripe têm maior risco de complicação, inclusive de morte.

Ele ainda explica que a vacina cobre os três tipos de vírus: no tipo A – H1N1 e H3N2, e o tipo B. Segundo ele, o H3N2 não é um vírus novo, mas é mais perigoso por ser uma mutação do já existente. Porém não há motivo para pânico, pois a vacina normal também cobre este vírus.

A empresária Marcela Arantes Santos levou o Cristiano Arantes Santos, de 2 aninhos pela segunda vez para vacinar contra a gripe. Ela diz que o bebê não costuma ficar gripado, mas a preocupação de mãe é garantir o bem estar da criança.

Assim como Marcela, muita gente não perdeu tempo e já aproveitou o início da campanha. Só na UBS Nossa Senhora das Graças, mais de 100 pessoas se vacinaram somente no período da manhã em que nossa equipe esteve lá.

As pessoas doentes, impossibilitadas de sair da cama, vão receber a dose em casa. Basta solicitar o atendimento domiciliar pelo 0800 940 1480.


Comments are closed.