Atualizado às 16h50 de 16/04/2018 – inclusão de fotos

Publicidade

Um dia especial marcou este domingo (15) de abril em Cachoeira Dourada de Minas. O projeto “Família na Praça” é uma parceira do Senar, Sindicato dos Produtores Rurais de Capinópolis e da Prefeitura Municipal de Cachoeira dourada.

Bela por natureza, a pequena Cachoeira Dourada ficou ainda mais alegre com arte circense, malabares, diversão, esporte, foto em família, cuidados com a beleza, entretenimento e muitos cuidados com a saúde.

O evento teve início por volta das 8h da manhã e logo se formou uma grande fila para exames oftalmológicos. Segundo o dr. Loimar Mendes Silva, cerca de 200 consultas foram feitas.

“Basicamente, nosso trabalho é refração, atendimento anterior, diagnóstico de catarata, conjuntivites. Casos de retina ou cirúrgicos, são encaminhados, sempre vinculados à Secretaria de Saúde. Nossa previsão de atendimento é de duzentas consultas”, disse o médico oftalmologista.

De acordo com dona Antônia Severina da Silva, o último exame oftalmológico que fez, foi há três ou quatro anos atrás e essa foi uma oportunidade de colocar o exame em dia.

O Sindicato dos Produtores Rurais de Capinópolis, por meio do Presidente Wesley Barbosa e da mobilizadora do SENAR ─ Sandra Donizete e da Assistente Social Alexsandra Alves Rocha, foi fundamental para viabilização do projeto em Cachoeira Dourada.

Sandra Donizete, o locutor lalá de Goiás e Soraia
 Segundo José Rodrigues da Silva, o projeto é muito importante. “A cidade é pequena, tudo aqui é difícil, tem que acontecer isso sempre, por que a necessidade é muito grande”, disse o aposentado.
Dona Lana Martins foi voluntária no evento, mas fez questão de revisar o exame de vista. “Tem muito tempo que estou esperando uma vaga e tem que aproveitar a oportunidade”, disse.

De acordo com o coordenar social do Senar, José Bellas, o objetivo maior do evento é o estreitamento de relações. “O objetivo maior é o relacionamento, é a confraternização entre as famílias”, pontuou Bellas.

O prefeito de Cachoeira Dourada, Ovídio Dantas, reforçou o objetivo do evento. “É um dos eventos que a gente almejava muito na nossa cidade. Quem venham outras edições”, disse o prefeito.

Outros cuidados com a Saúde também foram destaque no evento. Segundo a psicóloga Maria Aparecida, entre os benefícios da auriculoterapia estão o combate ao tabagismo. “A auriculoterapia é uma prática integrativa, que hoje, o Ministério da Saúde e o Sus estão utilizando muito na atenção básica e uma das finalidades é a do tratamento do vício do tabagismo”, disse a psicóloga.

Segundo o presidente do Sindicado dos Produtores Rurais de Capinópolis, Wesley Barbosa, essa é mais um contribuição dos produtos. “Isto demonstra a importância de mais uma contribuição que o produtor rural ─aquele cidadão que está lá na roça, que não tem dia, não tem horário de levantar, mas está contribuindo com 1.2% de tudo aquilo que é comercializado─ e assim, possibilitando a realização de um evento como este”, disse o presidente do sindicato.

Núbia Araújo, vereadora em Cachoeira Dourada, prestigiou o evento. “Sempre apoiamos o trabalho que beneficia a população de Cachoeira Dourada”, disse a vereadora que é uma das mais atuantes no Município.

Wesley Barbosa, Pabline, Núbia Araújo e Tatiane Dantas

A população ficou atenta às orientações sobre saúde bucal com a dentista Ana Azevedo. E se você pensou que os cuidados com a beleza ficaram fora deste grandioso evento, se enganou─ dezenas de pessoas cortaram o cabelo durante o evento. Após cuidar do visual, quem quis sair bem na foto, foi ao estúdio fotográfico móvel, que teve revelação de fotos na hora.

A Justiça Eleitoral emitiu títulos de eleitor e efetuou o cadastramento biométrico. O Conselho Tutelar atuou na prevenção e orientação.

A diversão foi o ponto alto para as crianças – malabares, pernas de pau, pula-pula, balão inflável e claro, personagens infantis famosos.

Segundo Flávio Henrique, gerente regional do Senar, uma das funções do projeto é resgatar a objeto da praça. “Nós temos o objetivo de resgatar as tradições da função da praça, de tal forma, que as famílias possam se integrar mais”, disse o gerente.

Teve até uma boa notícia para quem procurar realizar o sonho da casa própria ─ Alessandro Marques, presidente da Cia. Habitacional de Minas Gerais, esteve em Cachoeira Dourada e afirmou que um estudo terá início para fazer o levantamento da demanda.

Muita arte, memória cultural e várias modalidades esportivas. Segundo o instrutor Antônio Gilmar Carvalho Tavares, que orientou as crianças durante as partidas de vôlei, o esporte proporciona socialização. “É interessante esse projeto, que vem trazer essa questão da cultura, do entretenimento e no caso aqui do meu espaço, o esporte promove uma socialização das crianças “, pontuou.

Wesley Barbosa, presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Capinópolis, salientou a situação crítica pela qual o Brasil passa e convocou os produtores para participarem da política honesta e justa. “Nós estamos em uma fase, em um período de transição, em que os atuais governantes, com sua audácia, com sua ganância, acabaram com nosso país. Vamos mobilizar as pessoas de bem, que realmente produzem, que realmente geram riqueza para nosso país (…) tudo neste país, acontece através da política”, finalizou Wesley.

 

Veja alguns momentos:


Assista à reportagem sobre a capela construída no meio da mata há 63 anos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite o comentário
Por favor, digite seu nome