Cerca de 250 atletas tijucanos,representando as escolas municipais, estaduais, federaise particulares de Ituiutaba estarão disputando nesta semana em Santa Vitória, a fase microrregional dos Jogos Escolaresde Minas Gerais (JEMG). APrefeitura de Ituiutaba, por meio do Departamento de Esportes, da Secretaria de Educação disponibilizou quatro ônibus para fazer o transporte entre as duas cidades.

O JEMG2018 é o maior e mais importante programa esportivo-social de Minas Gerais. Este ano serão quatro etapas, em dois módulos. Módulo I, com estudantes-atletas de 12 a 14 anos (nascidos em 2006, 2005 e 2004) e o Módulo II, de 15 a 17 anos (nascidos em 2003, 2002 e 2001).

Continua após a publicidade

As etapas do JEMG
A primeira etapa é a municipal e os primeiros lugares de cada modalidade, nos dois módulos, seguem para a segunda etapa, a microrregional. O Estado é dividido em 47 microrregiões e cada Superintendência Regional de Ensino − SRE, ligada à Secretaria de Estado de Educação, auxilia no andamento dos Jogos. Os primeiros lugares das modalidades coletivas e os 4 primeiros colocados do xadrez levam os estudantes-atletas para a 3ª etapa, denominada etapa regional.

Em 2017, Ituiutaba sediou uma das etapas da fase regional, que normalmente acontece em seis municípios com as competições de basquetebol, futsal, handebol, peteca, voleibol, vôlei de praia e xadrez.A 4ª etapa é a estadual e acontece em dois períodos. Nela disputam os campeões das 6 regionais (modalidades coletivas, peteca, vôlei de praia e xadrez), incluindo as modalidades de atletismo, badminton, ciclismo, ginástica rítmica, judô, luta olímpica, natação e tênis de mesa.

Nesta etapa também são realizadas as competições das modalidades paralímpicas: Atletismo PCD, bocha, futebol de 5, futebol de 7, goalball, judô PCD, natação PCD, tênis de mesa PCD, tênis em cadeira de rodas e vôlei sentado. Os ônibus com os atletas tijucanos têm previsão de saída marcada para a próxima segunda-feira, 07 e terça-feira, 08.

Segundo o professor, Vinícius F. Oliveira, o JEMG é a competição mais importante no estado de Minas Gerais. “O colégio Nacional e outras escolas do município representarão Ituiutaba na competição. Sabemos da grande dificuldade na fase microrregional, que reúne várias equipes com grande qualidade, porém, o nosso objetivo é o título da etapa e, consequentemente, garantirmos vagas para a segunda fase, a etapa regional”, disse.


Comments are closed.