Na tarde da última sexta-feira, 27, militares do 2º Pelotão do Corpo de Bombeiros de Ituiutaba finalizaram o Curso de Salvamento Veicular, que contou com a participação de 35 bombeiros, e que ao longo do treinamento puderam atualizar as técnicas com as aulas teóricas e práticas para o salvamento de vítimas presas em veículos.

Foto: Corpo de Bombeiros

O curso abordou situações de retirada de vítimas presas às ferragens, onde é necessária ação com extrema segurança, pelo fato de ser uma grave situação, onde a vítima sofre várias fraturas ou lesões incompletas, que caso não haja cautela em sua retirada, sequelas irreversíveis podem ser geradas.

Segundo o sargento André, é muito importante o acionamento dos bombeiros para a ação nessas situações, não tentando os populares realizar a retirada de possíveis vítimas. Durante o treinamento foram criadas situações que podem ser encontradas no dia a dia, como veículo tombado com a rodas para cima, com as rodas para o lado, e vítimas em seu interior. Além disso, carros que passaram por colisões frontais, traseiras e laterais, com dificuldade para abertura de suas portas.

Foto: Corpo de Bombeiros
Continua após a publicidade

A retirada das vítimas da ferragens precisa ser rápida, porém com utilização de técnica. O treinamento prático durou um dia todo, de forma ininterrupta, até mesmo para treinar o preparo físico do profissional para enfrentar diversas atividades.

Segundo o comandante do Corpo de Bombeiros de Ituiutaba, Luiz Donizete, o treinamento foi muito válido, tendo em vista que o evento trouxe novas tecnologias, com equipamentos modernos para a realização dos trabalhos.

Militares da cidade de Araguari ministraram os trabalho, que durou três dias.


Comments are closed.