Servidores da rede municipal de ensino estão reunidos na manhã desta quarta-feira (9) na praça da Estação, no centro de BH, para uma assembleia com indicativo de greve de toda a categoria.

Segundo o Sind-Rede, 45% das escolas municipais do ensino fundamental estão sem aulas nesta quarta. Ainda conforme o sindicato, são 197 unidades de ensino na capital com alunos nessa etapa da vida escolar.

Vale ressaltar que os servidores da educação infantil já estão em greve desde o dia 23 de abril.

Continua após a publicidade

De acordo com a diretora do Sind-Rede, Maria da Conceição Olveira, o último reajuste salarial dos professores municipais ocorreu em agosto do ano passado. 

Segundo ela, a data base para um novo reajuste é neste mês de maio e, até o momento, a prefeitura não sinalizou qualquer proposta.

“Estamos em quase meados de maio e o prefeito diz que não é possível oferecer reajuste agora. Vai discutir isso somente em agosto. Ele fechou questão. É um salário (dos professores) vergonhoso para quem acha que a educação infantil de Belo Horizonte é a melhor o Brasil”, afirma Maria Conceição.

Além dos servidores da educação, estão reunidos na praça da Estação alguns trabalhadores da saúde e do administrativo municipal que também aderiraram a uma paralisação nesta quarta. 

Segundo o presidente do Sindibel, o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Belo Horizonte, Israel Arimar, ainda não há uma estimativa de quantas unidades de saúde municipais tiveram as atividades parcialmente interrompidas.

Ainda de acordo com Arimar, a prefeitura prometeu discutir o reajuste de todos os servidores em uma reunião no dia 20 de junho. No entanto, segundo ele, como as categorias estão temerosas de que a promessa não seja cumprida, os servidores podem decidir nesta quarta por iniciar uma greve geral na próxima terça-feira.

Os servidores pedem reajuste salarial e a revisao dos planos de carreira. Após a assembleia, os professores devem fazer uma manifestação até a porta da prefeitura na avenida Afonso Pena.


Comments are closed.