Nesta quinta-feira, 10, militares da 9° Companhia de Polícia Militar de Meio Ambiente e Trânsito, lotados da cidade de Ituiutaba, foram acionados para averiguar um denúncia de maus-tratos contra animais domésticos (cachorros) em uma residência no Bairro Jardim Europa II.

Os militares deslocaram até a residência, onde foi constatado dois cães de pequeno porte que estavam sendo mantidos em um local sem higiene, os animais estavam aparentemente com sintomas de desnutrição e anemia, fatos que serão apuradas por médico veterinário que vai avaliar real situação do animal.

Depois de analisar todo contexto foi constatado que os animais estavam em situação de maus-tratos. Cabe ressaltar que ter um animal é uma opção da pessoa, mas cuidar é uma obrigação.

Sendo assim os animais foram removidos pelos militares para abrigo temporário, onde serão avaliados, tratados e posteriormente destinados para adoção e/ou um lar temporário.

A Sociedade de Proteção Animal de Ituiutaba – SPAI está trabalhando em conjunto com a Polícia Militar do Meio Ambiente sempre com foco no bem estar dos animais, e neste caso vai dar o encaminhamento necessário para os animais.

Continua após a publicidade

Diante dos fatos acima descritos, estão sendo feitas diligências no intuito de encontrar o morador/tutor dos animais, contudo, segundo relatos dos vizinhos o mesmo mudo-se da residência deixando os animais abandonados.

Vale ressaltar que maus-tratos a animais é Crime Ambiental descrito no artigo 32 da Lei Federal 9605/98 “Lei dos Crimes Ambientais”.

A Polícia Militar de Meio Ambiente conta com apoio da população para que, quem tiver informação que esteja ocorrendo crime ambiental em sua localidade, que faça a denúncia de forma consciente e com maior número de detalhes no número 181 (ligação gratuita e anônima) e no caso da cidade de Ituiutaba tem a disposição também o número 198, assim o trabalho pode ser mais efetivo.

 


Comments are closed.