No último domingo, 13, por volta de 8h, militares da 9° Companhia de Polícia Militar de Meio Ambiente, lotados da cidade de Ituiutaba foram acionados para averiguarem uma denúncia de Degradação Ambiental e de Maus-tratos contra animais doméstico (cachorro e cavalo) em uma residência no Bairro Alvorada, na Avenida Jacarandás.

No local foi constado à disposição de resíduos de reciclagem (embalagens plásticas, lixo orgânico e outras embalagens diversas de papel, dentre outras), sendo que todo este material estava sendo depositado na margem do Córrego do Carmo, causando degradação ambiental e a morte da vegetação da Área de Preservação Permanente – APP, além do risco emitente se em caso de chuva este material ser carregado para leito do córrego.

Esta conduta é Crime Ambiental, descrito no artigo 38 da Lei Federal 9605/98 “Lei dos Crimes Ambientais” e tem uma pena de detenção, de um a três anos, o denunciado de 78 anos de idade foi autuado administrativamente em R$ 3.413,97, que correspondem a 1050 Unidades Fiscais do Estado de Minas Gerais.

Continua após a publicidade

Foi constatado também que três cães de médio porte estavam sendo mantidos em um local sem higiene, os animais estavam aparentemente com sintomas de desnutrição e anemia, fatos que serão apuradas por médico veterinário, que vai avaliar real situação dos animais.

Depois de analisar todo contexto, foi constatado que os animais estavam em situação de maus-tratos.

Sendo assim, os animais foram removidos pelos militares para abrigo temporário, onde serão avaliados, tratados e posteriormente destinados para adoção ou para um lar temporário.

A Sociedade de Proteção Animal de Ituiutaba – SPAI está trabalhando em conjunto com a Polícia Militar do Meio Ambiente sempre com foco no bem estar dos animais, e neste caso vai dar o encaminhamento necessário para os animais.

Havia também em um terreno em meio ao lixo um cavalo, que além estar em um recinto impróprio, apresentava magreza acentuada e não havia água disponível para o animal, ele foi removido para curral municipal da cidade de Ituiutaba onde receberá alimentação adequada e tratamento até decisão judicial.

Foto: PM de Meio Ambiente

A Polícia Militar de Meio Ambiente conta com apoio da população para que, quem tiver informação que esteja ocorrendo crime ambiental em sua localidade, que faça a denúncia de forma consciente e com maior número de detalhes no número 181 (ligação gratuita e anônima), e no caso da cidade de Ituiutaba tem à disposição também o número 198, assim o trabalho dos pode ser mais efetivo.

Preservar o Meio Ambiente é dever de todos!


Comments are closed.