A Irmandade e Comunidade São Benedito está com tudo pronto para a realização da 68ª Festa em Louvor a São Benedito e Nossa Senhora Rosário, programada para este final de semana, sábado (19) e domingo (20), na Praça 13 de Maio, entre Avenidas 25 e 27 com Ruas 32 e 34.

Considerado tradição no calendário de festividades do município, o evento também celebrará os 130 anos da abolição da escravatura, e ainda o XXXI encontro regional dos ternos, congos, moçambique, marujos e catopés.

Antecedendo o evento festivo da congada, com programação especial para o domingo, 20, no sábado, 19, haverá show aberto ao público em geral, na Praça 13 de Maio, a partir das 20h, com Arlindinho Cruz cantando Arlindo.

Continua após a publicidade

Programação para o domingo (20). Alvorada a partir das 5h, com cada terno saindo de seus quarteis e indo em direção a Praça 13 de Maio. 8h: Missa na Paróquia São Benedito. 9h: Hasteamento da Bandeira. 9h30: início da apresentação grupos. Serão 07 de Ituiutaba e 13 de outras cidades, como Uberlândia, Uberaba, Monte Alegre de Minas, Canápolis e Cachoeira Dourada. As 18 horas haverá procissão e às 20h30 arreamento da bandeira.

Esse tradicional evento simboliza para seus agentes persistência, adoração aos santos “de negros” (São Benedito e “Nossa Senhora do Rosário), e principalmente, significa resistência de uma comunidade que durante anos necessita se reafirmar dia após na sociedade. Em seus sessenta e sete anos de realização, a Festa em Louvor à São Benedito e Nossa Senhora do Rosário, reafirma sua tradição e importância passada de geração em geração. Por meio das danças, cantos e toques de instrumentos de percussão o Congado tijucano se estrutura cada vez mais na fé e na cultura afrodescendente.


Comments are closed.